1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

play store google android maliciosas apps

 

Mais de uma duas desenhas de aplicações maliciosas foram recentemente descobertas na Play Store, entre as quais um conjunto que utilizam os recursos dos dispositivos para minerar criptomoedas.

 

De acordo com o portal Bleeping Computer, citando a empresa de segurança Sophos, as aplicações terão sido descarregadas mais de 120.000 vezes e tinham como alvo utilizadores nos EUA, embora estivessem disponíveis a nível mundial.

Estas variavam desde aplicações utilitárias a diversos tipos de jogos, sendo que um ponto em comum era a utilização de scripts do Coinhive para minerar Monera nos dispositivos. De forma a evitar a sua deteção, os criadores destas apps terão limitado a utilização do CPU.

 

O Monera é uma das principais criptomoedas utilizadas para este tipo de esquemas, sobretudo devido a ser consideravelmente difícil identificar os destinatários das mesmas e a origem das transações.

 

aplicações maliciosas na play store

 

Apesar de a grande maioria das aplicações afetadas já terem sido removidas da loja da Google, algumas ainda se encontra disponíveis para descarga, apesar de a Google já ter sido informada das descobertas. Apesar de as atividades não serem propriamente maliciosas, estas aplicações ainda assim viola a política de utilização da Play Store, e devem ser removidas em conformidade dentro dos próximos dias.

 

Seja como for, a tendência de utilizar a Play Store para propagar este tipo de ameaças continua a ser a preferência dos atacantes. Nas últimas semanas tem sido verificado um aumento considerável no número de aplicações maliciosas distribuídas sobre esta plataforma.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech