1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

android malware apps

 

A Play Store da Google tem vindo a enfrentar alguns problemas com aplicações maliciosas, que apesar das medidas da empresa, ainda continuam a ser partilhadas na maior plataforma de apps para Android. Recentemente foi descoberto mais um conjunto de apps que estariam a apresentar conteúdo publicitário malicioso para os utilizadores.

 

Investigadores da empresa de segurança Trend Micro afirmam ter descoberto um conjunto de 85 aplicações, que no total podem ter infetado mais de 9 milhões de utilizadores do sistema Android. Estas aplicações separam-se entre apps tradicionais e jogos, apresentando conteúdo publicitário forçado aos utilizadores, além de permanecerem em execução no sistema em segundo plano – para apresentarem aleatoriamente conteúdo malicioso.

 

Uma das aplicações descobertas afirmava ser um controlo de TV universal, a qual possua mais de cinco milhões de utilizadores ativos – apesar de um leque de votações negativas na Play store e de comentários a indicarem os efeitos nocivos após a sua instalação.

Entre os comentários era referido que a app estaria a ser executada em segundo plano para apresentar anúncios aos utilizadores, enquanto outros afirmam que era impossível de utilizar com o volume de publicidade apresentada.

 

apps maliciosas play store

 

De acordo com os investigadores da empresa de segurança, a grande maioria das apps descobertas partilhavam o mesmo código base, o que indica a possibilidade de terem sido desenvolvidas pelas mesmas pessoas – apesar de se encontrarem em diferentes contas de programadores.

 

Apesar de apps de adware não terem propriamente malware que pode afetar o sistema, ainda assim levam a que sejam distribuídos conteúdos irritantes para os utilizadores e que, em certas situações, podem levar a que malware verdadeiro seja instalado nos sistemas – com possibilidade para roubos de dados.

 

Entre algumas das aplicações descobertas encontra-se: A/C Air Conditioner Remote, Police Chase Extreme City 3D Game, Easy Universal TV Remote, Garage Door Remote Control, Prado Parking City 3D Game, entre outras. A lista completa pode ser verificada no relatório da empresa, neste link.

 

Apesar dos esforços da Google em combater a publicação de aplicações maliciosas na sua loja, ainda assim foram removidas mais de 700.000 apps da Play Store no último ano apenas – a grande maioria com código malicioso que levava aos mais variados problemas. Os sistemas de proteção da Google são também considerados por muitos especialistas como ineficazes na proteção dos utilizadores.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech