1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

fibra otica internet

 

Em Portugal, as velocidades médias de acesso à Internet têm vindo a aumentar. Não é muito difícil encontrar operadoras que fornecem – a clientes domésticos – velocidades que atingem até 1Gbps. Mas e se pudesse testar a ligação a 10 Gbps?

 

Em França existem operadoras que fornecem soluções similares ao que se encontra em Portugal, e onde na maioria das vezes a taxa de download é superior à de upload. Mas a operadora SFR encontra-se a testar uma nova tecnologia que pode fornecer velocidades de até 10 Gbps simétrica (ou seja, tanto no download como upload).

 

teste velocidade internet

 

Utilizando redes fibra FTTH, a operadora realizou alguns testes com clientes (sortudos) que obtiveram a velocidade máxima de download na casa dos 10 Gbps. Estes valores, no entanto, ainda estão longe do que o hardware de muitos clientes é capaz de suportar. Além disso, não existem por enquanto planos para disponibilizar esta oferta comercial de forma pública.

 

A grande maioria dos utilizadores possuem routers ou placas de rede que suportam velocidades médias de 100 ou 1000 Mbps. Para atingir os 10 Gbps é necessário utilizar um router especial fornecido pela operadora, bem como ter placas de rede capazes de suportarem esta velocidades – e que apesar de existirem, não saem baratas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech