1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

erro sobre o logo do Windows 10

 

O Windows é bem conhecido pelas suas mensagens de erro espontâneas e códigos difíceis de decifrar o que querem exatamente dizer – pelo menos sem recorrer à Internet e, por vezes, a uma longa pesquisa.

 

Um dos erros mais comuns é o “File System Error”, que normalmente surge quando se tenta abrir uma aplicação ou ficheiro corrompido. Esta mensagem de erro pode também ser acompanhada de diferentes números - 2018375670, 1073741819, 2147219200, 2147219196, 2147219194, 805305975, entre outros.

 

Normalmente este problema pode ser resolvido com o simples reinicio do sistema, mas existem situações onde o mesmo permanece independentemente disso, forçando a uma intervenção mais alargada do utilizador.

 

Neste guia iremos indicar algumas das possíveis resoluções para este problema, conforme o código de erro apresentado, e algumas medidas que poderá experimentar caso tudo o resto falhe.

Uma vez que a falha em questão é bastante alargada, o conjunto de erros pode não corresponder ao de todos os utilizadores, mas será um ponto de partida para tentar corrigir o problema sem passar por medidas mais drásticas – como a reinstalação completa do sistema ou de uma aplicação.

 

> Códigos de erro são amigos, por vezes...

 

Os códigos de erro que aparecem nas mensagens de “File System Error” podem ajudar a identificar inicialmente a causa dos mesmos. Entre os mais comuns destacamos:

  • 2018375670: ocorre quando existem setores danificados no disco ou são verificadas falhas de integridade no sistema de ficheiros
  • 1073741819: ocorre quando certas entradas de Registo do Windows estão danificadas, sobretudo associadas com o UAC do Windows, ou quando ficheiros do sistema operativo estão igualmente danificados.
  • 2147219200: ocorre quando existem ficheiro do sistema operativo com erros ou danificados.
  • 2147219196: ocorre normalmente em aplicações da Microsoft Store, e aponta alguma falha no processo de instalação da app.

 

> Como resolver?

Existem duas formas que poderá testar para resolver o problema: utilizando o Restauro do sistema, verificação do sistema de ficheiros ou através da verificação do disco por erros. Iremos verificar como realizar cada um dos pontos em seguida:

 

1) Restauro do sistema

Para utilizar o Restauro do sistema do Windows, e assim restaurar o mesmo para uma altura anterior onde não era verificado o problema, comece por pesquisar “sysdm.cpl” na barra de pesquisa do menu Inicial do Windows 10.

Na Janela que será aberta, clique na aba “Proteção do sistema” e clique em “Restauro do sistema”. Isto irá abrir a janela de restauro do sistema, onde poderá selecionar um ponto de restauro para uma data anterior à de onde verificou o erro inicialmente.

 

restauro do sistema windows 10

 

Depois de restaurar com sucesso o sistema, volte a tentar abrir o ficheiro ou aplicação que antes apresentava a mensagem de erro e verifique se resolveu. Caso contrário, teste o método seguinte.

 

2) Verificação do disco por erros

 

Outra causa para o erro “File System Error” pode encontrar-se sobre falhas na estrutura do disco. Uma verificação do disco por erros deverá ajudar a identificar as mesmas e, em certos casos, resolver a situação.

 

Para tal, na pesquisa do menu inicial do Windows 10, escreva “Linha de Comandos”, seguindo pela opção “Executar como Administrador” no resultado apresentado. Caso apareça uma mensagem do UAC clique em “Sim” para abrir a linha de comandos do Windows.

 

linha de comandos do windows 10

 

Dentro da mesma, escreva o seguinte comando: chkdsk : /f

No comando deverá introduzir a letra da partição que pretende verificar por erros. No caso da instalação regular do Windows costuma ser a letra C:. Poderá surgir a indicação que o disco encontra-se em uso, questionando se pretende realizar a verificação no próximo reinicio. Selecione a opção “S” ou “Y” e reinicie o sistema. Este deve iniciar automaticamente a verificação do disco por erros, restando aguardar pela sua conclusão.

 

Note que este processo pode demorar várias horas a ser concluído, não sendo recomendado que reinicie o sistema durante o processo. Este pode aparentar encontrar-se parado numa percentagem especifica durante bastante tempo, mas encontra-se na realidade a trabalhar em segundo plano, pelo que deixe terminar o tempo que for necessário. Caso não resolva o problema, resta ainda uma última opção...

 

3) Verificação do sistema de ficheiros e DISM

 

Esta opção verifica o sistema de ficheiros do Windows por possíveis ficheiros corrompidos ou com outros erros, e que possam estar a causar as falhas do “File System Error”, substituindo os mesmos por ficheiros originais.

 

Para testar, aceda novamente à linha de comandos sobre as mesmas instruções indicadas para o ponto 2) deste artigo, mas utilize o seguinte comando: sfc /scannow

 

linha de comandos do windows 10 com o SFC

 

Após a conclusão reinicie o sistema operativo (caso pretenda, apenas para garantir que tudo é corretamente corrigido, volte a executar o mesmo processo).

 

Depois disso, para utilizar a ferramenta DISM e verificar o sistema de ficheiros pelo Windows Update, volte a abrir a linha de comandos e introduza os seguintes comandos pela ordem indicada:

  • Dism /Online /Cleanup-Image /CheckHealth
  • Dism /Online /Cleanup-Image /ScanHealth
  • Dism /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth

 

Deixe cada comando terminar a sua tarefa e volte a reiniciar o sistema.

 

Com um pouco de sorte, estes passos deverão ser o suficiente para corrigir o erro “File System Error”, com a aplicação ou ficheiro que anteriormente não funcionava a abrir corretamente.

 

Alguma vez verificou este erro no seu sistema? E estes comandos ajudaram?

Deixe o seu comentário.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech