Serviços de armazenamento cloud são uma excelente forma de garantir que os seus dados estão seguros e protegidos de qualquer ocorrência, e o Google Drive é certamente uma das plataformas mais utilizadas para este fim.
O serviço já conta atualmente com um modo “offline” limitado, que permite o acesso a determinados ficheiros dentro do serviço mesmo que o utilizador não possua acesso à Internet, nomeadamente ficheiros que estejam associados com a suite de produtividade do Google – Docs, Slides e Spreadsheets.
No entanto, a empresa pode agora estar a testar um novo modo offline que iria funcionar com qualquer outro tipo de ficheiro.
Num novo programa beta, a Google encontra-se a testar um novo sistema de modo offline, que permite aos utilizadores garantir o acesso a praticamente qualquer ficheiro dentro do Google Drive quando este estiver sem ligação à Internet, utilizando para tal a cache do Google Chrome.
Infelizmente, o teste aparenta encontrar-se ativo apenas para utilizadores dentro do G Suite, mas é possível que a funcionalidade venha a surgir para todas as contas na plataforma. A Google afirma ainda que a funcionalidade não se encontra atualmente a funcionar no Chrome OS, mas o objetivo passa por fornecer a mesma também neste sistema.
A confirmar-se, esta funcionalidade pode ajudar os utilizadores que tenham uma ligação à Internet mais limitada a garantir o acesso aos seus ficheiros em qualquer lugar.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!