De acordo com recentes rumores, a Huawei pode ter violado alguns controlos de exportações por ter ajudado a Coreia do Norte a desenvolver uma tecnologia de redes sem fios.
O caso começou a ser reportado pelo Washington Post, que avança o rumor da empresa chinesa encontrar-se a colaborar com uma empresa estatal chinesa, a Panda International Information Technology Co. Ltd., de forma a desenvolver uma nova rede sem fios para a Coreia do Norte.
Esta informação foi obtida sobre documentos internos fornecidos por um dos colaboradores da Huawei, onde se encontra descrito os planos da empresa com as entidades chinesas – num período que se estende a mais de oito anos.
Este desenvolvimento pode, no entanto, violar alguns controlos de exportação e pode mesmo levar a novos problemas junto do governo dos EUA, tendo em conta que a Huawei possui certas tecnologias norte-americanas e que não poderiam ser utilizadas noutros países – nomeadamente a Coreia do Norte.
Em causa encontra-se exatamente a forma como a Huawei utilizou estas tecnologias junto de entidades na Coreia do norte, e não pela empresa ter feito qualquer negocio neste pais – o que seria normal de se efetuar para a Huawei.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!