A Chrome Web Store é um dos principais meios por onde os utilizadores do Google Chrome – e navegadores baseados em Chromium – podem instalar e descobrir extensões para o mesmo. No entanto, a grande maioria das extensões disponíveis nesta loja da Google não tem um grande relevo para o publico em geral.
Tirando um pequeno conjunto de nomes bem reconhecidos, uma grande parte das extensões disponíveis na Chrome Web Store não possuem grande relevo junto do mercado. Das mais de 190 mil extensões disponíveis, cerca de 87% das mesmas contam com menos de 1000 utilizadores.
Além disso, apenas 13 extensões conseguem ultrapassar a marca dos 10 milhões de utilizadores ativos, entre as quais encontram-se alguns dos nomes mais reconhecidos quando se fala de extensões para Chrome:
- Google Translate
- Adobe Acrobat
- Tampermonkey
- Avast Online Security
- Adblock Plus
- Adblock
- uBlock Origin
- Pinterest Save Button
- Cisco Webex
- Grammarly for Chrome
- Skype
- Avast SafePrice
- Honey
Como se pode verificar da lista, estas extensões são, na sua maioria, de grandes empresas ou tornaram-se ao longo dos anos uma norma para a maioria dos utilizadores quando instalam o Chrome – como é o caso dos bloqueadores de publicidade. De resto, extensões como o “Avast Online Security” também ganham a sua popularidade por serem automaticamente instaladas no Chrome quando se utiliza um software especifico da empresa.
No final, os utilizadores costumam manter os hábitos de instalar extensões no mínimo possível. A grande maioria instala apenas as que reconhece e realmente necessita – e na sua grande maioria pertencem a nomes reconhecidos, como é o caso da própria Google, Microsoft ou outros.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!