A Google começou a disponibilizar uma nova funcionalidade no seu sistema de pesquisa, que a empresa acredita vir a fornecer resultados mais consistentes e úteis para os consumidores finais, conforme aquilo que estes realmente procurem.
Apelidado de “Bidirectional Encoder Representations from Transformers”, ou de forma simples para “Bert”, a novidade pretende fornecer resultados mais úteis para os utilizadores, adaptando os mesmos ao que seja pesquisado. O sistema encontra-se criado para entender o contexto dos conteúdos pesquisados, indo além de apenas pesquisar as palavras chave.
Por exemplo, até agora o sistema da Google baseava-se apenas em palavras chave para realizar as pesquisas. Portanto, uma pesquisa por “Banco de Portugal” e “Banco de Jardim” poderiam apresentar resultados similares em certos casos, porque o termo “banco” encontrava-se em ambos.
Com este novo sistema o motor de pesquisa irá analisar todo o contexto e identificar os resultados mais favoráveis para os utilizadores.
O objetivo do “Bert” passa por aproximar o que é pesquisado com a linguagem falada, apresentando os melhores resultados com base nisso. Além disso, pretende também adaptar-se aos sistemas de pesquisa por voz que a Google tem vindo a implementar.
De acordo com Pandu Nayak, vice-presidente da divisão de pesquisa da Google, espera-se que este novo sistema afete 20% das pesquisas realizadas diariamente no motor de busca – e que no final devem apresentar resultados mais consistentes.
A nova funcionalidade já se encontra disponível em praticamente todos os idiomas onde o Google também se encontra disponível, sendo que os utilizadores poderão verificar resultados de pesquisa mais apropriados ao que pesquisem a partir dos próximos dias.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!