1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Star Wars saga

 

Se está à procura de ver antecipadamente o filme “Star Wars: The Rise of Skywalker”, sem ter de pagar por isso, talvez seja melhor ter cuidado aos sites que visita. Recentemente tem vindo a ser verificado um aumento no número de sites que prometem disponibilizar o filme “Star Wars: The Rise of Skywalker”, tendo como única intenção levar ao roubo de informações pessoais.

 

De acordo com investigadores de segurança da empresa Kaspersky, foram recentemente descobertos mais de 30 sites e perfis em rede sociais que estariam a retratar ser plataformas oficiais da série Star Wars, fornecendo acesso ao filme “Star Wars: The Rise of Skywalker” antecipado como “oferta” para os utilizadores.

No final, estes apenas teriam de introduzir alguns dados de pagamento nos sites e informação pessoal, para terem acesso ao suposto conteúdo gratuito.

 

exemplo site malicioso

 

Obviamente, estes dados seriam posteriormente recolhidos e utilizados para os mais variados fins maliciosos, sendo que os dados dos cartões de crédito seriam utilizados para pagamentos ilícitos dos mesmos.

A piorar a situação, além do roubo das informações pessoais, os utilizadores que descarregassem os ficheiros contendo a suposta copia gratuita do filme “Star Wars: The Rise of Skywalker”, estariam a instalar malware nos seus sistemas. Até agora a empresa detetou que 83 utilizadores terão introduzido as suas informações pessoais nestes sites – o que pode não parecer um valor elevado, mas é importante ter em conta que os sites possuíam apenas algumas horas de existência quando foram descobertos.

 

Com a popularidade de “Star Wars” em alta, é normal que os criminosos tentem aproveitar também a procura por conteúdos para as suas atividades. E sem duvida que o esquema para tentar enganar no acesso ao mais recente filme da saga faz parte dessa lista.

Como sempre, os utilizadores devem ter cuidado sobre os conteúdos que estão realmente a aceder, sobretudo quando estes pedem para que sejam descarregados conteúdos suspeitos para o sistema ou introduzidos detalhes considerados “inúteis” para o acesso ao conteúdo. Além disso, deve-se também verificar a origem dos sites e se partem de autores e empresas fidedignas.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech