1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

firefox seguro

 

Os utilizadores do Firefox, a partir da versão 74, vão deixar de ter acesso a sites que ainda utilizem apenas certificados de encriptação baseados em TLS 1.0 e TLS 1.1. Esta medida será similar ao que outros navegadores no mercado também possuem previsto para este ano.

 

A Google, Microsoft e Apple já tinham confirmado no passado que iriam deixar de suportar os protocolos TLS 1.0 e TLS 1.1 a partir de 2020, sendo que os websites que ainda utilizem os mesmos vão começar a deixar de ser possíveis de se aceder diretamente. O Firefox segue assim os mesmos planos, com a mudança prevista para ocorrer na versão 74.

 

O alerta, ainda assim, surge com bastante antecedência, de forma a permitir aos utilizadores e gestores de sites a adaptarem os mesmos às novas tecnologias. De notar que uma grande maioria dos websites já se encontra preparada para esta mudança, tendo em conta que a grande maioria dos servidores online encontram-se sobre o TLS 1.2 ou superior, mas ainda podem existir alguns sistemas mais antigos que não realizaram a mudança – e vão assim deixar de ser acessíveis.

 

Em todo o caso, um estudo realizado pela Mozilla em 2019, ainda aponta que dos um milhão de websites mais visitados na Internet, cerca de 8000 ainda se mantinham sobre protocolos anteriores ao 1.2 – relembrando que os servidores podem ser configurados para suportar diferentes versões do protocolo.

 

Por isso, é possível que os utilizadores não venha a verificar um grande impacto com esta medida, além de que será pensada tendo em conta a segurança dos próprios utilizadores e navegação.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech