1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google android

 

Os dispositivos da Apple possuem o AirDrop para a rápida partilha de conteúdos. Mas no caso do Android, a tarefa fica um pouco mais complicada. O sistema da Google não possui nenhuma funcionalidade de partilha nativa de conteúdos, mas parece que a empresa pretende mudar isso para o futuro.

 

De acordo com o portal XDA-Developers, a Google encontra-se desenvolver uma nova funcionalidade que poderá chegar em futuras versões do Android, e iria facilitar a partilha de conteúdos entre utilizadores do sistema. Apelidada de Nearby Sharing, esta nova funcionalidade iria permitir que os utilizadores do Android pudessem partilhar os seus conteúdos com outros dispositivos de forma simples e rápida, sem terem de adotar funções mais complexas ou lentas.

 

O funcionamento seria bastante simples: inicialmente seria utilizado o Bluetooth para sincronizar dois dispositivos diferentes entre si, e os dados propriamente ditos seriam enviados através de uma ligação wifi local. Uma vez que utiliza a rede wi-fi para a partilha dos conteúdos, o processo seria consideravelmente mais rápido do que as soluções atualmente existentes.

 

funcionalidade em testes

 

Este será um funcionamento bastante similar ao que a Apple também aplica com o AirDrop, mas neste caso permitiria interligar todos os dispositivos Android de forma direta. A falta desta funcionalidade foi um dos motivos pelos quais empresas como a Xiaomi, Oppo e Vivo se uniram em 2019 para criar um protocolo exclusivamente dedicado à partilha de ficheiros entre dispositivos diferentes.

 

De relembrar que esta não seria a primeira vez que surgem rumores sobre uma nova funcionalidade de partilha de conteúdos a chegar ao Android. Ainda antes do lançamento do Android 10 existiam rumores que a Google poderia desenvolver o Fast Share, uma funcionalidade que iria permitir a partilha de ficheiros no mesmo formato do que está agora a ser implementado – mas que acabou por não acontecer.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech