1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

smartphone sms

 

A funcionalidade Wap Billing era algo que as operadoras nacionais permitiam para facilidade dos utilizadores, mas nos últimos tempos tem vindo também a ser utilizada cada vez mais para esquemas e atividades maliciosas.

 

O Wap Billing permite que os fornecedores de serviços realizem a compra de produtos ou serviços em páginas WAP, sendo esses conteúdos cobrados nas faturas finais dos consumidores junto das operadoras. A funcionalidade era bastante utilizada em alturas em que o WAP era uma tecnologia em ribalta, mas hoje em dia é praticamente nula a sua utilização.

Na realidade, a única utilização viável para o serviço hoje em dia aparenta ser mesmo as atividades maliciosas. A tecnologia é bastante utilizada por páginas maliciosas e publicidade na internet para apresentar subscrições automáticas aos utilizadores, que depois acabam por nem se aperceber que realmente subscreveram a algo até verem o seu saldo a ser reduzido drasticamente – ou a fatura no fim do mês.

 

Para evitar que isso aconteça, a NOS é a primeira operadora nacional que confirma ter desativado oficialmente os serviços de Wap Billing para todos os clientes, impedindo assim que os mesmos sejam cobrados por serviços que, no final, acabaram por não ser subscritos pelos mesmos.

 

A empresa afirma que esta medida foi decidida após ter sido verificado que um vasto conjunto de clientes da empresa estariam a ser lesados com o uso desta tecnologia, e depois de se verificar que o uso real da mesma não será vantajoso para ambas as partes. A empresa também sublinha que, no passado, todos os clientes que foram alvo de subscrições fraudulentas por esta tecnologia tiveram as mesmas canceladas e os valores restituídos.

 

De notar que os clientes podem requerer às suas operadoras a desativação desta funcionalidade a qualquer momento, para os seus números de telefone. No caso da NOS deixa de ser necessário esta tarefa, tendo em conta que será desativada por padrão, mas nas restantes operadoras poderá ser realizado o pedido à empresa para proceder com a desativação.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech