1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

uBlock

 

A nova versão do uBlock Origin, uma popular extensão de bloqueio para publicidade e tracking na web, recebeu agora a possibilidade de bloquear os scripts e cookies de monitorização quando estes são carregados através do próprio domínio do site, utilizando uma técnica conhecida como “CNAME cloacking”.

 

Este método pretende enganar os sistemas de bloqueio de tracking e de publicidade, ao mascarar scripts e outros conteúdos no website como estando a carregar através do domínio principal do mesmo. Por exemplo, ao carregar “example.com” o site poderia também carregar um script de tracking em “tracking.example.com”, que não iria ser bloqueado por estar presente sobre o domínio principal do site – apesar de em segundo plano este ser apenas um registo DNS CNAME criado para apontar a outro website diferente, maioria das vezes com o próprio script para tracking.

 

Este é um método que recentemente tem vindo a ser aproveitado cada vez mais pelas empresas de publicidade e como forma de monitorizar as atividades dos utilizadores, uma vez que permite contornar a maioria dos sistemas de bloqueio de publicidade – como o uBlock realiza.

 

ublock novo bloqueio firefox

 

A nova versão do uBlock Origin irá bloquear este género de scripts, além de informar os utilizadores no momento do bloqueio – sobre o seu painel de extensão. No entanto, infelizmente esta funcionalidade apenas se encontra disponível sobre o navegador do Firefox, visto que é o único a permitir o bloqueio de requisições DNS via a API do navegador. O Chrome ainda não possui implementada esta funcionalidade, ficando assim de fora a possibilidade de utilizar a mesma – pelo menos por enquanto.

Anonymous

Mensagem Sáb 3 Abr 2021 - 21:48 por LAIR

AMEI ESSA EXTENÇÃO... NÃO SUPORTAVA MAIS ESTÁ ASSISTINDO NO YOUTUBE UM DOCUMENTARIO E TER QUE SER INTERROMPIDO POR PROPAGANDAS DESINTERESSANTES.





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech