Tal como estava previsto faz meses, a Google começou a bloquear o suporte do uBlock Origin no Chrome, tendo em conta as mudanças do Manifest v2 para v3.
Depois de meses em alertas, o Chrome começou agora a desativar o uBlock Origin com as mais recentes versões do navegador. Os utilizadores podem reparar que a extensão, agora sem suporte para o Manifest V3, encontra-se a ser automaticamente desativada e não pode voltar a ser reativada.
Como se sabe, esta medida faz parte da mudança do Chrome para usar apenas o Manifest V3, alteração que tem sido altamente controversa. Muitos consideram que esta medida encontra-se focada apenas em mais uma ideia da Google para tentar destabilizar o uso de bloqueadores de publicidade, embora a empresa alegue que a mesma vai ajudar a melhorar a segurança e estabilidade do Chrome.
Raymond Hill, criador do uBlock Origin, já indicou que não pretende atualizar a extensão para a mais recente versão do Manifest V3, tendo em conta as suas limitações. No entanto, o mesmo recomenda usar o uBlock Origin Lite, uma versão adaptada para estas mudanças, mas onde os utilizadores podem notar diferenças a nível do uso da mesma e das funcionalidades oferecidas.
A Google afirma que 93% de todas as extensões ativamente atualizadas da Chrome Web Store encontram-se atualmente preparadas para o Manifest V3, incluindo várias associadas com bloqueadores de publicidade.
De notar que o suporte para Manifest V2 ainda se deve manter até 2025, mas será mais complicado de ativar o suporte de extensões com a mesma pelo Chrome, e envolve passos mais complicados para a grande maioria dos utilizadores.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!