1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

uBlock Origin Minus

 

A Google encontra-se a preparar para grandes mudanças sobre o Chromium, que vão ter impacto sobretudo para as extensões de bloqueio de publicidade. O conhecido Manifest v3 vai ser uma das maiores alterações de sempre no navegador, que vai afetar a forma como as extensões de bloqueio de publicidade interagem com os conteúdos dos sites.

 

Uma das extensões que certamente vai ser afetada será a uBlock Origin, uma das mais reconhecidas no que respeita a bloqueio de publicidade. A partir de Janeiro de 2023, o Chromium e todos os navegadores baseados no mesmo - onde se inclui o Chrome – vão começar a adotar o Manifest v3 como padrão.

 

A Google afirma que este novo Manifest V3 irá garantir mais privacidade para os utilizadores, mas ao mesmo tempo muitos consideram que é apenas uma forma da empresa causar mais problemas para os bloqueadores de publicidade existentes.

 

A pensar nisso, o criador do uBlock Origin decidiu agora lançar um novo teste com o uBO Minus. Esta nova extensão encontra-se focada para ser totalmente compatível com o Manifest v3, mas conta com algumas limitações.

 

De acordo com o programador, a extensão recebe o nome de uBO Minus por ser mais simples e “minimalista” do que a uBlock Origin. Esta usa apenas os padrões adaptados para o Manifest v3, juntamente com uma lista otimizada de bloqueio de conteúdos tendo em conta as limitações do novo padrão.

 

No entanto, muitas das funcionalidades estão indisponíveis. Basicamente, a uBO Minus pretende ser apenas um bloqueador de publicidade, nada mais. Não existe capacidade de alterar os filtros, de editar os mesmos ou de realizar alterações cosméticas.

Apenas a base de bloqueio se encontra ativa, com as limitações impostas pela Google sobre o Manifest v3.

 

Os utilizadores do Chrome ou de navegadores derivados do Chromium podem experimentar a extensão a partir da Chrome Web Store. De notar que o uBlock Origin vai continuar a ser mantido para quem pretenda continuar a usar o mesmo em navegadores alternativos ou que não integrem o Manifest v3.

 

É importante relembrar que, a partir de janeiro de 2023, todas as extensões disponíveis na Chrome Web Store vão ter de se encontrar sobre o Manifest v3. Ou seja, as extensões atualmente disponíveis que ainda usam o padrão antigo vão deixar de poder ser encontradas na loja a partir dessa altura.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech