1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Spirit, o software português que promete acabar com o desperdício de energia Electricidade1-b23f
Dois investigadores do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Lisboa criaram um software que pode retirar anualmente cinco milhões de toneladas de CO2 da atmosfera se for usado à escala mundial. A aplicação chama-se Spirit.

A aplicação criada por Carlos Reis e Jorge Pacheco distingue-se por poupar na energia elétrica, através da redução dos períodos de atividade desnecessários dos vários computadores que integram uma rede informática. A aplicação já está a ser disponibilizada gratuitamente na Internet .

De acordo com a Lusa, o Spirit destina-se a sistemas informáticos de média e grande escala, que podem conectar centenas de máquinas dispersas pelo globo.

A aplicação criada na Universidade de Lisboa pressupõe a instalação num computador principal que gere e monitoriza um ou mais núcleos de uma intranet.

A aplicação foi testada durante um ano na Universidade de Lisboa com 200 processadores. No final, Carlos Reis e Jorge Pacheco conseguiram uma redução do consumo de eletricidade correspondente a emissões de cinco toneladas de CO2 (dióxido de carbono).

Na origem deste ganho financeiro e ecológico, está a a ação do Spirit, que passou a ativar vários processadores (que se encontram em stand by) apenas e só quando as cargas de trabalho assim o justificam.

Os investigadores recordam que o Spirit não foi criado para uso em computadores domésticos e só tem aplicação em sistemas informáticos empresariais.

Os investigadores recordam que os sistemas informáticos de média e grande escala já são responsáveis por emissões de CO2 equivalentes a metade das que provêm da indústria da aviação. A este dado acresce o facto de as emissões de CO2 dos grandes centros de dados estarem a crescer a uma média de 16% ao ano.
Pode fazer o download da aplicação aqui: http://www.ciul.ul.pt/~ATP/SPIRIT/
Fonte: Exame Informática

O Granola que eu uso permite poupar energia com um computador domestico noutro método mas é eficaz .

unon escreveu:O Granola que eu uso permite poupar energia com um computador domestico noutro método mas é eficaz .

Tambem já utilizei o granola e realmente é bom...

Mas o desta noticia é mais para servidores e computadores empresariais. Alias, o script nem está codificado para Windows.
Smile





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech