A aplicação “Welcome Chat” encontra-se disponível para o sistema Android, e promete ser uma plataforma de conversação segura entre os utilizadores. No entanto, foi recentemente descoberto que a app estaria a roubar dados de localização dos utilizadores, além de armazenar os conteúdos dos mesmos em servidores inseguros e acessíveis publicamente.
De acordo com os investigadores da empresa de segurança ESET, a aplicação Welcome Chat para Android, que estaria disponível na Play Store da Google com foco a utilizadores em países árabes, encontrava-se a recolher diversa informação dos dispositivos dos mesmos sem permissão.
A app estava a requerer acesso a várias permissões do sistema que normalmente são utilizadas neste género de conteúdos, como é o caso do acesso aos contactos, sistema de ficheiros e mensagens SMS.
No entanto, o código da aplicação estaria também a recolher todas as mensagens armazenadas no dispositivo, bem como os contactos, fotos e vídeos, enviando os mesmos para um servidor remoto em controlo dos criadores da aplicação.
Estes dados estariam depois acessíveis publicamente devido à insegurança do servidor de destino. Os investigadores afirmam ter descoberto conteúdos recolhidos com mais de cinco anos, dos vários utilizadores da aplicação.
No servidor encontravam-se ainda bases de dados com as mensagens e detalhes dos perfis de cada utilizador – incluindo nomes, emails, números de telefone e dados privados partilhados na app.
Acredita-se que a app tenha sido criada por um grupo de espionagem especifico, e que teria como objetivo recolher informação de utilizadores em diferentes países, mas com foco na Palestina.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!