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#1 Vodafone e a Publicidade Enganosa - em Qui 24 Fev 2011 - 14:56

DJPRMF

Administrador
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Muitas empresas de banda larga móvel oferecem tarifários "ilimitados". Deve ter reparado que o "ilimitado" está entre aspas.
Pois bem, o "ilimitado" não é sempre assim.

Para que outros utilizadores não caiam no erro da palavra "ilimitado" dos fornecedores de Internet, deixo aqui um problema que tenho vindo a ter com a Vodafone.

Tenho um tarifário de banda larga Movel, o "Best Net Max" que, segundo o site da Vodafone, em http://www.vodafone.pt/main/Particulares/BandaLargaMovel/blm_pospaga/, está referido:

"Best Net Max, Best Net Top e  Best Net Top +
- Para uso intensivo
- Sem limites de tráfego ou de tempo, sempre à velocidade máxima
- Velocidades máximas de download entre 7,2 Mbps e 43,2 Mbps."


Ora, para um utilizador, estas palavras são bastante especificas. Estes planos são para uso intensivo da internet, sem limites de tráfego ou de tempo, sempre a velocidade máxima e com varios planos entre os 7.2Mbps e os 43.2Mbps.

Acontece que, há cerca de 2 dias, reparei que a minha ligação, que deveria estar nos 7.2Mbps, não passava dos 220-240Kbps.
Entrei em contacto com a Vodafone, por email, e recebi esta resposta:



Código:
Exmo. Sr. Pedro Fernandes,

As baixas velocidades alcançadas estão relacionadas com o facto de já ter ultrapassado 15 GB de tráfego desde o início do ciclo de facturação.
 
Nestes casos a Vodafone reserva-se o direito de aplicar medidas restritivas à utilização do Serviço de Banda Larga Móvel se o tipo ou volume de utilização de um cliente potenciar a degradação da qualidade de serviço dos restantes ou a integridade da sua rede.
 
No âmbito destas medidas e no que reporta ao volume de utilização, a Vodafone reserva-se o direito de, após verificado um consumo acumulado de quinze gigabytes no respectivo período de facturação mensal, reduzir temporariamente e até ao final desse período a velocidade de serviço disponível. Esta informação poderá ser consultada no site acedendo ao link http://www.vodafone.pt/main/Particulares/BandaLargaMovel/blm_pospaga/blm_pospaga_tarifario.htm .

Para mais esclarecimentos sobre este assunto consulte o nosso site em https://ajuda.vodafone.pt/
 
Cumprimentos
[oculto]
Serviço de Apoio a Clientes


Acho que o texto é bastante explicito. 
Resumindo, a Vodafone coloca um limite neste "ilimitado", que é cerca de 15Gb. Esta informação aparece no site, em letras pequenas e pouco visíveis. No entanto, segundo diversos artigos do decreto de lei português, deveria ter sido informado desta situação no acto da assinatura do contracto, o que não foi realizado.
Alem do mais, na pagina dos tarifários da Vodafone aparece: 
"- Sem limites de tráfego ou de tempo, sempre à velocidade máxima"
"Sempre", segundo os dicionário de língua portuguesa: “Sempre –> adv. Sem cessar; sem fim e sem interrupção. A qualquer tempo: está sempre pronto a fazer seus exercícios. loc. adv. Para sempre, de maneira definitiva.” Fonte: http://www.dicionarioweb.com.br/sempre.html"

Publicidade enganosa é crime e parece que, na Vodafone, estes actos não são únicos. Li diversos relatos de outros utilizadores com o mesmo problema...

Para os curiosos, deixo o email que enviei de resposta a Vodafone:



Código:
Exmo. Sr [oculto]
 
Segundo o vosso site, o tarifário que tenho contratado não tem limites de trafego nem de tempo. Passo a citar as informações disponibilizadas no site da vodafone, em http://www.vodafone.pt/main/Particulares/BandaLargaMovel/blm_pospaga/:
 
"Best Net Max, Best Net Top e  Best Net Top +
- Para uso intensivo
- Sem limites de tráfego ou de tempo, sempre à velocidade máxima
- Velocidades máximas de download entre 7,2 Mbps e 43,2 Mbps."
 
Segundo os dicionários de português: “Sempre –> adv. Sem cessar; sem fim e sem interrupção. A qualquer tempo: está sempre pronto a fazer seus exercícios. loc. adv. Para sempre, de maneira definitiva.” Fonte: http://www.dicionarioweb.com.br/sempre.html
Ou seja, para um cliente que veja apenas o site referido anteriormente, a velocidade não é alterada.
 
Igualmente informo que esta informação deveria estar explicita nos folhetos promocionais e deveria ter sido alertado para este facto no acto da contratação dos serviços, o que não foi realizado.
Citando o Decreto-Lei nº 446/85:
“Artigo 5°
(Comunicação)
1-As cláusulas contratuais gerais devem ser comunicadas na íntegra aos aderentes que se limitem a subscrevê-las ou a aceitá-las.
2- A comunicação deve ser realizada de modo adequado e com a antecedência necessária para que tendo em conta a importância do contrato e a extensão e complexidade das cláusulas, se torne possível o seu conhecimento completo e efectivo por quem use de comum diligência.
 
Artigo 6°
(Dever de informacão)
1- O contratante determinado que recorra a cláusulas contratuais gerais deve informar, de acordo com as circunstâncias, a outra parte dos aspectos nelas compreendidos cuja aclaração se justifique.
2- Devem ainda ser prestados todos os esclarecimentos razoáveis solicitados.
 
 
Artigo 8°
(Cláusulas excluídas dos contratos singulares)
Consideram-se excluídas dos contratos singulares:
 
a) As cláusulas que não tenham sido comun icadas nos terrnos do artigo 5.°;
 
b) As cláusulas comunicadas com violação do dever de informação, de molde que não seja de esperar o seu conhecimento efectivo;
 
c) As cláusulas que, pelo contexto em que surjam, pela epígrafe que as precede ou pela sua apresentação gráfica, passem despercebidas a um contratante normal, colocado na posição do contratante real;
 
d)As cláusulas inseridas em formulários, depois da assinatura de algum dos contratantes”
 
Agradecia a rápida resolução deste problema, ou terei de proceder para os caminhos legais estabelecidos, visto tratar-se de publicidade enganosa da parte da Vodafone.
Mais informo que não irei realizar o pagamento dos serviços “ilimitados” até ter regularizada a situação.
 
Atenciosamente
Pedro Fernandes


Isto é recorrente em praticamente todos os serviços de Internet. Quando utilizava a ZON, lembro-me que o limite do "ilimitado" era cerca de 250Gb e na MEO penso que exista um limite de 300Gb.
Nestes casos, os clientes TÊM o direito de reclamar e DEVEM fazê-lo!

Espero que este alerta ajude ou tire as duvidas de alguns visitantes e leitores do TugaTech.
Irei actualizando o tópico com os emails/cartas de respostas que for enviando e recebendo.

Ate breve!


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#2 Re: Vodafone e a Publicidade Enganosa - em Qui 24 Fev 2011 - 18:24

calmeidix

Iniciante
Hoje deparei-me precisamente com a mesma situação..... ainda por cima o serviço de consulta de trafego é alta comédia.... ainda estou a digerir a situação, cheira a ensitel .... banda larga ilimitada LIMITADA a 15gb.....

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#3 Re: Vodafone e a Publicidade Enganosa - em Qui 24 Fev 2011 - 18:43

zeipreto

Utilizador
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uuuui, como esses é aos montes! é metade a ....

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#4 Re: Vodafone e a Publicidade Enganosa - em Qui 24 Fev 2011 - 21:28

Shaxine

Moderador
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Acho Muito bem o que fizeste!
No teu lugar fazia o mesmo, afinal apesar de estar escrito, não foi bem informado, o que para alem da publicidade foi mesmo, aquando da assinatura.
Veremos qual a resposta deles. Razz

Ver perfil do usuário antnio13
conectado

#5 Re: Vodafone e a Publicidade Enganosa - em Sex 25 Fev 2011 - 10:07

DJPRMF

Administrador
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A PUA, ou Politica de Utilização Aceitável, existe em todos os fornecedores de Internet ( http://tugatech.com.pt/t1131-politica-de-utilizacao-responsavel ), isso é certo...

Concordo que estes fornecedores imponham um limite. Afinal,devem garantir a melhor qualidade aos clientes, mas de acordo com os perfis dos utilizadores e devem alerta-los para tal. Sei que a Zon refere isso na sua PUA, mas, na prática, o limite é 250Gb.

Agora, o que me "revoltou" neste caso foi que, no site da Vodafone, aparece "sempre a mesma velocidade" e o facto de não me terem alertado para esta diminuição na altura da assinatura do contracto, nem durante o periodo de facturação...
Recebo tanta SMS promocional e não enviam uma a alertar de atingir o tráfego?

Alem disso, na Vodafone, os tarifários mais baixos, passados alguns gigas, referem que baixam a velocidade, mas nos restantes isso não aparece.
Basta ver: http://www.vodafone.pt/main/Particulares/BandaLargaMovel/blm_pospaga/blm_pospaga_tarifario.htm

A informação dos 15 Gb só aparece no site. Ora, se eu estou a aderir a um serviço de Internet é porque, muito provavelmente, não tinha Internet anteriormente para aceder ao site deles e ler o aviso.
Ainda não vi se a informação aparece nos folhetos promocionais, mas, numa loja, qualquer pessoa sabe que os empregados apresentam apenas as "partes bonitas" e esquece-se das letras pequenas.

E acredito que existam muitos mais utilizadores afectados e que não apresentam queixa, dai estes problemas continuarem. Se todos os utilizadores que sofressem deste tipo de "limitações" apresentassem uma queixa, acredito que os fornecedores de serviço eram capazes de mudar. Mas, muitas vezes, apresentam "desculpas" e "promoções" para "atirar areia para os olhos". Enfim...

Mas passando para a actualização do meu caso, telefonei para o Serviço de Apoio a Clientes para esclarecer o facto. De inicio tudo bem. Falei com um Senhor que disse para aguardar, pois iria verificar o caso. Passados 13 minutos de ouvir musica (13 min e 29 segundos para ser exacto), a chamada simplesmente desligou-se... humm...
Nem tentei ligar novamente, pois apenas iria estar a gastar dinheiro, mas aguardo a resposta do email.

Cumps


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#6 Re: Vodafone e a Publicidade Enganosa - em Sex 25 Fev 2011 - 12:37

calmeidix

Iniciante
A vodafone acabou de me ligar, e olha que curioso, o meu contrato é de 24 setembro 2010 e o limite de 15gb entrou em vigor a 10 de Fevereiro de 2010... isto nao pode ser legal, entretanto vou falar com um advogado para ver o que da para fazer.... pah.... começo a desenvolver um ódio de estimação para com estes senhores...

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#7 Re: Vodafone e a Publicidade Enganosa - em Sex 25 Fev 2011 - 12:45

DJPRMF

Administrador
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@calmeidix escreveu:A vodafone acabou de me ligar, e olha que curioso, o meu contrato é de 24 setembro 2010 e o limite de 15gb entrou em vigor a 10 de Fevereiro de 2010... isto nao pode ser legal, entretanto vou falar com um advogado para ver o que da para fazer.... pah.... começo a desenvolver um ódio de estimação para com estes senhores...

o limite é mensal, ou seja, tem 15 Gb para gastar em cada mês. Depois disso a velocidade é reduzida.


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#8 Re: Vodafone e a Publicidade Enganosa - em Sex 25 Fev 2011 - 16:24

Dark_Angel

Iniciante
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Compreendo a tua frustaçao, mas se julgas que é uma politica especifica da Vodafone, podes verificar os sites das restante operadoras de banda larga e constatar que é comum a todos.

E duvido que consigas chegar muito longe na tua reclamação, infelizmente.

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#9 Re: Vodafone e a Publicidade Enganosa - em Sex 25 Fev 2011 - 16:36

DJPRMF

Administrador
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@Dark_Angel escreveu:Compreendo a tua frustaçao, mas se julgas que é uma politica especifica da Vodafone, podes verificar os sites das restante operadoras de banda larga e constatar que é comum a todos.

E duvido que consigas chegar muito longe na tua reclamação, infelizmente.

Eu sei que a PUA existe e eu já fui muitas vezes afectado por ela noutras empresas.

Existe em todos e sei que não adianta muito reclamar, pois não há muito a fazer, mas se todos pensasse-mos assim, ninguém reclamava. Razz

Mas mais vale reclamar do que não fazer nada.
E apenas coloquei aqui publicamente para alertar outros utilizadores que não saibam.

No entanto, se repararmos bem, nas maioria das operadoras e fornecedores de serviços de Internet, a PUA é de "acordo com o perfil do cliente". Na Vodafone não. Apresentam uma campanha de tráfego e tempo ilimitado, mas aplicam um limite de 15 Gb fixo...
hummm... Rolling Eyes

Cumps Wink


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#10 Re: Vodafone e a Publicidade Enganosa - em Sex 25 Fev 2011 - 16:43

Dark_Angel

Iniciante
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@DJPRMF escreveu:Existe em todos e sei que não adianta muito reclamar, pois não há muito a fazer, mas se todos pensasse-mos assim, ninguém reclamava. Razz

Mas mais vale reclamar do que não fazer nada.
E apenas coloquei aqui publicamente para alertar outros utilizadores que não saibam.

Eu referia-me à parte de reclamares por não teres sido informado. Se assinaste uma Proposta de adesão, com certeza que essas condições estão lá indicadas.
Problema é que (quase) ninguém lê as letras pequeninas...


@DJPRMF escreveu:No entanto, se repararmos bem, nas maioria das operadoras e fornecedores de serviços de Internet, a PUA é de "acordo com o perfil do cliente". Na Vodafone não. Apresentam uma campanha de tráfego e tempo ilimitado, mas aplicam um limite de 15 Gb fixo...
hummm... Rolling Eyes

Recomendo-te então verificares as condições dos outros operadores de banda larga móvel. Como em tudo o resto, seja tarifários, equipamentos, promoções, etc...eles se copiam...podes ter uma surpresa também nisto.

E o que eles indicam é que podem reduzir a partir de um determinado volume de trafego.

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#11 Re: Vodafone e a Publicidade Enganosa - em Sex 25 Fev 2011 - 18:48

DJPRMF

Administrador
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Algumas PUA's em Portugal:

Sapo:
Não referida (ou não encontrada)

ZON:
Teoricamente, activam a PUA dependendo do perfil do utilizador, mas a maioria dos clientes relatam que é nos 250Gb.
http://www.zon.pt/Clientes/DetalheClientes.aspx?detail=XzU498

MEO:
Apenas referem o telefone.
http://www.meo.pt/SiteCollectionDocuments/pol%C3%ADtica_utilizacao_responsavel.pdf

TMN, Optimus e Vodafone:
15 Gb por período de facturação

http://www.tmn.pt/portal/site/tmn/menuitem.fdde3f9716e6c42c283c0a10751056a0/?vgnextoid=7a6867177bbd1110VgnVCM1000005401650aRCRD

http://www.optimus.pt/Particulares/Kanguru/OfertaKanguru/condicoes/condicoeskanguru

http://www.vodafone.pt/main/Particulares/BandaLargaMovel/blm_pospaga/blm_pospaga_tarifario.htm

Das operadoras moveis, vejamos as páginas dos tarifários:
http://www.vodafone.pt/main/Particulares/BandaLargaMovel/blm_pospaga/http://www.vodafone.pt/main/Particulares/BandaLargaMovel/blm_pospaga/

http://www.optimus.pt/Particulares/Kanguru/OfertaKanguru/GamaKanguru

http://www.tmn.pt/portal/site/tmn/menuitem.fdde3f9716e6c42c283c0a10751056a0/?vgnextoid=7a6867177bbd1110VgnVCM1000005401650aRCRD

Alguma refere o limite? Em todas apenas vejo "ilimitado" e mais "ilimitado"... Razz
Eu concordo que exista um "limite", mas deveria ser mais visível e não deveriam colocar o "ilimitado", quando na realidade não o é...

E voltando a Vodafone, eles têm um medidor de tráfego no site:

Ou eu gastei uma quantidade absurda de trafico ou o contador simplesmente não funciona. Reparem no tráfego total. Reparem no gráfico.
Têm o medidor online, mas este simplesmente não funciona e é inutil... tenho aqueles valores sempre que o visito e já tenho a Internet da Vodafone há alguns meses.
Se querem limitar as coisas, ao menos dêem espaço aos clientes para verificarem se realmente estão a atingir o limite...
Já nem pergunto se é honesto, mas será que é legal?

Eu refiro da Vodafone. Quanto as restantes operadores não posso dizer pois não tenho conhecimento do painel das mesmas e do método de contagem do tráfego.

Os clientes deveriam ter conhecimento da PUA, dai eu ter criado este tópico, para ajudar outros utilizadores e alertar... Smile

Eu não me sinto frustrado nem irritado, pois tenho conhecimento a vários anos dos "truques" e sei que o fazem, mas quem não sabe(dai este tópico), fica bem frustrado e irritado... Razz

Cumps


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#12 Re: Vodafone e a Publicidade Enganosa - em Sex 25 Fev 2011 - 19:01

calmeidix

Iniciante
Segundo sei,anteriormente havia um limite de 60Gb. No inicio do ano diminuiu para 15Gb...

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#13 Re: Vodafone e a Publicidade Enganosa - em Seg 28 Fev 2011 - 14:46

DJPRMF

Administrador
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Pouco devem resultar estes meus emails para a Vodafone, mas para continuar a actualização, deixo aqui o email que recebi hoje (depois de reenviar novamente o anterior email):

Código:
Exmo. Sr. Pedro Fernandes,

De acordo com a situação exposta, procedemos ao encaminhamento da mesma para o Gabinete de Apoio à Qualidade, ficando registada com a referência x-xxxxxxxxx.
Recebera a resposta tão breve quanto possível.

Para mais esclarecimentos sobre este ou outros assuntos consulte www.vodafone.pt/main/Ajuda

Cumprimentos

xxxxxxxxxxxxx
Serviço de Apoio a Clientes

 

Continuarei a aguardar... E a velocidade também continua na mesma...

Ate breve!


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#14 Re: Vodafone e a Publicidade Enganosa - em Seg 28 Fev 2011 - 17:34

Paulo Reis

Iniciante
DJPRMF

Registei-me no site mal li o seu post sobre a Vodafone pois o seu caso é 100% igual ao meu. Mesma net, mesmo tarifário, mesma roubalheira!!!!
Tenho a dizer que "assinei" contrato em Dezembro passado com estes senhores e desde então a minha net tem sido um mistério... até que li o seu post e fiquei a saber o que se passa! Já tinha net da Vodafone mas sem contrato, e sempre funcionou as mil maravilhas, somente sabia que tinha um limite de tráfego que não podia exceder... de resto a velocidade era bastante aceitável para o conceito que sabemos, portabilidade!
Mas mal assino e mudo para uma net "sem limites" (ilimitada) eis que começo a deparar-me com um serviço do pior que já vi... na 1 semana a net fluía, mas as restantes 3 semanas era e é do pior... não passa dos 200Kbps, ou seja, mal consigo abrir a maioria das páginas da Internet... ver um mail com 2MB demora + de 30min para descarregar... Cheguei a pensar que era a minha pen que estava avariada e comprei nova pen (quem n sabe faz destas coisas...) e tudo na mesma... Agora que descobri o que se trata tenho a dizer, pro raio que parta estes tipos... até pode ser justo o PUA, mas agir com regras que desconhecia é que me deixa furioso... e não digam que estava no contrato pois nem li, nem assinei nenhum contrato... aderi via chamada ao apoio cliente e segundo dizem, temos de estar conscientes das condições. O caso é que na altura, ano passado, estas condições (PUA) pura e simplesmente não existiam no site, nem nas condições dos serviços deles... agora sim, já lá está!!! Uma verdadeira injustiça e palhaçada ao nivel do país que temos!!!
Peço desculpa pela extensão da mensagem mas queria deixar aqui mais um testemunho para dar força e união a pessoas como o Sr. ou eu, que não gostamos de ser enganados e não ficamos pelas palavras... no meu caso uma reclamação idêntica à sua irá parar as mãos daqueles chulos. Mesmo não adiantando nada, ou não, eles ficam a saber que nem todos somos patos!!!!

Os meus parabéns a sua iniciativa

Bravo

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#15 Re: Vodafone e a Publicidade Enganosa - em Seg 28 Fev 2011 - 18:31

rjts

Iniciante
Eu também tenho Vodafone e posso dizer que, embora tenha um plano de velocidades de 7.2Mbps, e encontrar-me num local que suporta velocidades muito superiores, a minhaligação sempre foi de 128Kbps...

Já liguei para eles, cartas, emails e nada..
Dizem sempre que irão resolver o problema ou reforçar o sinal.
O que me espanta é que, na minha área, sou o único com tal problema. Conheço outras pessoas que vivem perto de mim que também têm vodafone e a velocidade até é bastante boa. E nem esses 15Gb atingi... Sad

São "grandes" e abusam... Sad

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#16 Re: Vodafone e a Publicidade Enganosa - em Seg 28 Fev 2011 - 20:16

unon

GodUser
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@rjts escreveu:Eu também tenho Vodafone e posso dizer que, embora tenha um plano de velocidades de 7.2Mbps, e encontrar-me num local que suporta velocidades muito superiores, a minhaligação sempre foi de 128Kbps...

Já liguei para eles, cartas, emails e nada..
Dizem sempre que irão resolver o problema ou reforçar o sinal.
O que me espanta é que, na minha área, sou o único com tal problema. Conheço outras pessoas que vivem perto de mim que também têm vodafone e a velocidade até é bastante boa. E nem esses 15Gb atingi... Sad

São "grandes" e abusam... Sad

Para "Internet de Banda larga móvel" é sempre a mesma história! É roubar e pronto... Tenho uma amiga professora que enquanto existia esse tarifário que sinceramente não têm sentido nenhum, mas sim é mais vantajoso, que pagava mais e não tinha acesso a essa tarifa.
Eu não sou fã de Internets moveis, enquanto não houver preços justos e qualidade (que é NULA, em certas zonas).

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#17 Re: Vodafone e a Publicidade Enganosa - em Seg 28 Fev 2011 - 21:29

DJPRMF

Administrador
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Concordo que a banda larga móvel não é das melhores em Portugal, mas existem certas ocasião em que são necessárias.
no meu caso, como utilizo muito o portátil fora e em localizações sem ligação livre, ajuda.

Realmente a vodafone alterou as condições e a PUA, mas o mínimo que deveria fazer, visto ter sido uma grande descida, era avisar...

Mas isso não invalida o facto dos textos já referidos nas mensagens anteriores e os seus falsos significados...

rjts, concordo... Razz
"São "grandes" e abusam"

para os que também têm problemas semelhantes aos meus:
- Reclamem, e reclamem novamente. Quanto mais se reclamar, mais ele ficam "alertas".
- boa sorte e contem com o meu apoio...

Wink
Cumps


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#18 Re: Vodafone e a Publicidade Enganosa - em Qui 3 Mar 2011 - 22:22

DJPRMF

Administrador
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Hoje recebi uma carta da Vodafone com mais informações(ou não...).
Eis o scan da carta:



Ora, resumidamente, não esclareceram anda!
Sem ser imparcial, o que isto me parece? Fugir. Apenas se desculpam e nem tocam no meu problema.
Apenas referem que a velocidade pode baixar, mas nem alertam dos 15 Gb!

Ora, o meu problema prende-se com o limite de 15Gb que, na altura da assinatura do meu contracto, não existia (lembrar que este limite apareceu do nada no inicio de 2011).

Como referi num email enviado para eles, não irei pagar a mensalidade e irei tentar terminar o contracto, visto a vodafone ter, sem o meu consentimento, alterado os termos presentes no contracto que assinei.
E assim tambem o deve ter feito com outros clientes. Se assinou o seu contracto no ano passado (2010), não havia este limite de 15 Gb, pelo que DEVE reclamar!

A juntar a uma publicidade enganosa, parece-me também um pouco de fraude! Não se altera um contracto sem o consentimento de TODOS os intervenientes...

Enfim... Vamos ver no que irá dar...
E mais uma vez alerto, se tiver o mesmo problema que eu,RECLAME! Não se esconda pois apenas coma ajuda de todos pode ser possível acabar com estas injustiças, fraudes e enganos...

Caso pretenda ajudar nesta causa, existe uma página do Facebook dedicada ao assunto (visto ser uam rede com "poder" nestes casos):
https://www.facebook.com/pages/Contra-a-Publicidade-Enganosa-da-Vodafone/150469238346392

Goste e partilhe o mais que puder para acabar com esta injustiça..
Wink

Ate breve!


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#19 Re: Vodafone e a Publicidade Enganosa - em Qui 3 Mar 2011 - 23:59

Brunoluis86

Iniciante
Eu fui enganado de outra forma, passo a explicar:

Dia 25/01/2011 fui procurar saber os preços das operadoras, o mais atraente que me propuseram foi o da Vodafone, sendo o Pacote vodafone casa Fibra, asseguraram-me que a minha localização era abrangida pela fibra. Muito bem, assinei contracto para instalação um mês mais tarde(dia 24/02/2011, uam vez que iria para o estrangeiro até dia 20 do mês seguinte e dei baixa nesse mesmo dia da minha operadora nesse momento (Cabovisão).
Poucos dias antes da suposta data da instalação, contactam-me e dizem que afinal a minha localização não era abrangida pela fibra, logo teriam de adiar a instalação por uns dias.
Cheguei a Portugal e a situação continuava igual, chegou-se o dia da instalação e nada, diziam eles que estavam dependentes dos engenheiros.
Dia 25 fiquei sem TV e NET da cabovisão, e nada da vodafone.
Esta semana fui novamente à loja reclamar por escrito e dar um prazo até ao final da semana corrente para a instalação dos serviços. Imediatamente fui contactado por eles, a garatirem-me a resolução do problema até ao final da semana.
Hoje já quinta feira, enviei mail para eles e obtive a resposta que a minha situação continuava a a ser analisada pelo gabinete de apoio à qualidade e ficou-se por isto...

Entretanto já se passaram 7 dias e nem a instalação vertical foi feita, continuo sem TV-NET como se estivesse no século XIX. Hoje tomei acção e já enviei reclamação a Anacom e para a DECO vai amanha...

Basicamente angariaram um cliente da concorrência com base numa mentira.
aldrabões de primeira.

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#20 Re: Vodafone e a Publicidade Enganosa - em Sex 4 Mar 2011 - 14:29

nnight_wolff

Iniciante
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Começo a perceber porque ando com a net sempre lenta a meio do mês!!!

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#21 Re: Vodafone e a Publicidade Enganosa - em Sex 4 Mar 2011 - 19:10

Sabelind__

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Eu sou cliente Kanguru e até ao momento não tive problemas em relação ao tarifário. Já houve situações em que tive que usar chat da optimus para apoio e foram 5 estrelas.
Não quer dizer que não cheguem a falhar, mas por enquanto posso considerar-me uma cliente satisfeita Smile

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#22 Re: Vodafone e a Publicidade Enganosa - em Dom 6 Mar 2011 - 21:28

GhostMaster

Utilizador
@Sabelind__ escreveu:Eu sou cliente Kanguru e até ao momento não tive problemas em relação ao tarifário. Já houve situações em que tive que usar chat da optimus para apoio e foram 5 estrelas.
Não quer dizer que não cheguem a falhar, mas por enquanto posso considerar-me uma cliente satisfeita Smile

também tenho uma pen da optimus e so posso dizer bem, quanto a vodafone também ja tive mas não era tão boa como a optimus.

Quanto as limitações de tráfego ilimitado eu tenho SAPO ADSL e nunca me baixaram a velocidade e todos os meses ultrapasso os 150Gb de tráfego (rede partilhada por 6 pcs).

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#23 Re: Vodafone e a Publicidade Enganosa - em Dom 6 Mar 2011 - 21:52

unon

GodUser
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@GhostMaster escreveu:
@Sabelind__ escreveu:Eu sou cliente Kanguru e até ao momento não tive problemas em relação ao tarifário. Já houve situações em que tive que usar chat da optimus para apoio e foram 5 estrelas.
Não quer dizer que não cheguem a falhar, mas por enquanto posso considerar-me uma cliente satisfeita Smile

Quanto as limitações de tráfego ilimitado eu tenho SAPO ADSL e nunca me baixaram a velocidade e todos os meses ultrapasso os 150Gb de tráfego (rede partilhada por 6 pcs).

É uma nova "teoria" das operadoras, que é recente mas apenas existe para rede movel...

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conectado

#24 Re: Vodafone e a Publicidade Enganosa - em Sex 1 Abr 2011 - 9:46

DJPRMF

Administrador
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Boas,
Para deixar aqui a conclusão do meu problema, depois de contactar a Vodafone, pelo numero de Apoio a Clientes, primeiro afirmaram que este "problema" está descrito no contracto. Quando os confrontei que a limitação foi mudada, no inicio deste ano e sem a minha autorização, de 60Gb para 15Gb, negaram. basta uma rápida pesquisa no Google para saber que a mudança foi no inicio de 2011, mas enfim...

Depois foram-me dadas duas alternativas:

1º Mudava de tarifário para outro com menos velocidade e ia comprando aditivos de tráfego.
2º Cancelava o contracto.

A primeira opção pareceu-me simplesmente "ridícula". Ou seja, a solução da Vodafone seria pagar por um tarifário mais lento e, quando atingisse o limite do mesmo, comprava um aditivo, que não é nada barato...Ficava a pagar mais e tinha a velocidade mais lenta.

Logo a segunda opção foi a mais indicada. Terminei o contracto... Achei estranho a operadora que me atendeu ter dito que poderia terminar o contracto, visto ainda estar dentro do período de permanência na rede Vodafone, ou seja, ainda não tinham passados os 12 meses do meu contracto...
Mas hoje recebi esta carta:


Ou não queriam problemas ou realmente não estão a fazer o que deveriam fazer de forma legal...

Assim alerto que, a quem tenha este contracto ou este problema, TERMINE o contracto o mais rapidamente possível e não faça mais pagamentos dos meses em que a velocidade é reduzida!
existem muitas alternativas! Nos dias que correm existem alternativas melhores e mais baratas.
Pessoalmente voltei a ZON, pois nunca tive problemas e pago menos com a Televisão, Internet e Telefone do que pagava APENAS pela Internet da Vodafone...

Alguma duvida basta colocarem no TugaTech que irei tentar ajudar. Smile
Cumps


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#25 Re: Vodafone e a Publicidade Enganosa - em Sex 1 Abr 2011 - 15:25

Sereia

Utilizador
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Reclamem pessoal, eles andam a brincar com a clientela

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