A Google encontra-se a implementar grandes mudanças sobre o sistema base do seu motor de busca, e estas alterações podem vir a afetar largamente os sites na internet.
Alterações no mecanismo de indexação de conteúdos da Google são vulgares de serem feitos de tempos a tempos, mas na sua maioria são pequenas alterações que raramente causam grandes impactos no mercado. Porém, a empresa encontra-se a preparar para lançar o novo BERT, que é considerada uma das maiores alterações alguma vez feitas sobre o sistema de pesquisa da empresa.
O BERT não é recente, e na realidade já tinha sido anunciado pela Google faz algum tempo. No entanto a empresa tem vindo a ser cautelosa na implementação das alterações no seu motor de pesquisa. Esta alteração da Google pretende ajustar a forma como o motor de pesquisa encontra resultados com base no que os utilizadores realmente pretendam.
Ou seja, o BERT é capaz de encontrar resultados que se adequem mais aos termos que sejam pesquisados pelos utilizadores. Este novo sistema de indexação de conteúdos da Google já se encontra aplicada no motor de pesquisa a 100% - depois de um longo período de “testes”.
O BERT encontra-se bastante focado no uso de Inteligência Artificial para analisar o que os utilizadores realmente pretendem pesquisar. Este sistema é capaz de identificar diferentes subcategorias dentro de um tema principal pesquisado, e apresentar os resultados baseados no mesmo.
No final, estas mudanças podem mudar drasticamente os resultados que são apresentados – o que pode também acabar por alterar a forma como sites recebem tráfego da Google. Os gestores de sites possuem agora a necessidade de se adaptar melhor a estas alterações, e verificarem como as mesmas poderão ter impacto nos resultados de pesquisa dos seus conteúdos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!