A Google é, sem dúvida, um dos maiores motores de pesquisa atualmente existentes na internet. A plataforma domina o mercado das pesquisas em praticamente todo o mundo, embora as fontes de receitas da empresa partam diretamente da publicidade.
No entanto, alguns documentos recentemente revelados durante um caso contra a empresa nos EUA apontam alguns pontos importantes na forma como o motor de pesquisa apresenta os resultados aos utilizadores. De acordo com o portal Wired, um funcionário da Google terá testemunhado em tribunal, indicando formas como a Google realiza a manipulação dos resultados de pesquisa, incentivando os utilizadores a comprarem produtos de determinadas entidades.
No que é conhecido como “Project Mercury”, que a empresa classifica como “altamente confidencial”, é indicado que são feitas alterações nos resultados de pesquisa apresentados aos utilizadores para incentivar a compra em determinadas marcas ou produtos que sejam mais vantajosas para a empresa. Na sua base, o objetivo passa por aumentar as receitas da empresa no campo das pesquisas.
Basicamente, este sistema realiza a mudança invisível da forma como as queries de pesquisa são realizadas. Num dos exemplos apresentados pela fonte, no caso dos utilizadores realizarem a pesquisa por “roupas de criança”, o motor de pesquisa por internamente alterar os termos para a pesquisa de “roupas de criança da marca Y”. Este processo é feito sem que os utilizadores tenham conhecimento, de forma invisível para os mesmos, que apenas iriam ser reencaminhados para os resultados regulares que seriam de esperar.
O ponto de controvérsia encontra-se exatamente na falta de clareza com que este processo é, alegadamente, realizado. As mudanças são feitas em segundo plano, sem que os utilizadores tenham conhecimento, ou sequer que possam evitar as mesmas. A ideia será aumentar as receitas da empresa, levando os utilizadores para marcas e resultados que poderiam não ser inteiramente os pretendidos. A fonte afirma que este sistema é bastante vantajoso para a empresa, que acumula os ganhos da publicidade dos anunciantes.
Ao mesmo tempo, este formato é algo em que a empresa acaba sempre na positiva, seja porque o consumidor acaba por comprar um produto que procurava, mesmo que não fosse dessa marca, e a Google recebe ainda as receitas da publicidade por parte do anunciante.
A empresa nega que estas medidas estejam a ser colocadas em prática, embora não tenha deixado mais comentários sobre o caso.
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