A Google encontra-se a preparar algumas mudanças relativamente à apresentação dos seus resultados no motor de pesquisa. O novo design das páginas de resultados vai surgir com algumas alterações, e pretende destacar sobretudo a identidade de cada um dos sites.
No entanto, apesar da mudança, existe algo menos notório que também se verifica com o novo design. A Google parece estar a seguir uma tendência onde os links de publicidade nos resultados de pesquisa são cada vez menos apresentados como tal aos utilizadores.
Com o novo design, os links de publicidade surgem exatamente no mesmo formato que todos os restantes da página, tirando apenas o ícone que indica “Ad” no mesmo local onde normalmente surge o ícone das páginas.
Esta pequena mudança pode fazer com que mais utilizadores acabem por carregar na publicidade, invés de nos resultados propriamente ditos, sem que muitos se apercebam sequer do mesmo.
Isto é claramente distinto do que a empresa aplicava no passado. Como exemplo, nas páginas dos resultados em 2013 a publicidade surgia claramente aos utilizadores com um fundo diferente e marcada como tal. Isto tem vindo a mudar ao longo dos anos, mas com a recente alteração do design é algo ainda mais expressivo.
No comunicado a revelar as alterações, que ainda não estão disponíveis para todos os utilizadores mas tem vindo a ser testadas desde o final do ano passado, a empresa apenas citou que o uso dos favicons irá favorecer a imagem dos sites, e permitir aos consumidores acederem mais rapidamente aos conteúdos dos sites que prefiram.
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