A Google encontra-se a testar uma nova funcionalidade para o Gmail, na qual os utilizadores vão poder escolher quais os dados que podem ser usados para personalizar a experiência do mesmo dentro da plataforma de mensagens da empresa.
Existem certas funcionalidades “inteligentes” em sistemas como o Gmail, Meet e Chat da empresa, que usam os dados dos utilizadores para melhorar a experiência de uso do mesmo – como é o caso do Smart Compose, personalização automática dos emails em diferentes categorias da caixa de entrada, criação de eventos automáticos com base nos emails, entre outros.
Agora a empresa pretende dar mais controlo aos utilizadores sobre como a empresa pode usar esses dados, e se os utilizadores pretendem ou não essas funcionalidades ativas. Caso os utilizadores optem por não usar as funcionalidades “inteligentes”, ainda poderão usar os serviços da empresa na normalidade.
Existe ainda uma nova opção para permitir que os dados sejam recolhidos das contas do Gmail para usar em outras plataformas da empresa – por exemplo, permitir ao Assistente da Google analisar os emails para verificar possíveis lembranças.
Em ambos os casos, a empresa sublinha que a publicidade da empresa não é baseada nos conteúdos pessoais de cada utilizador, e que estas opções dizem respeito apenas às funcionalidades que são oferecidas pela Google.
Obviamente, os utilizadores podem sempre controlar estas funcionalidades “inteligentes” a partir das suas definições da conta Google. A empresa espera que estas novas opções venham a ficar disponíveis para todos dentro das próximas semanas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!