Um novo malware encontra-se a focar em utilizadores dos sistemas macOS, numa campanha que se acredita estar a ser financiada por entidades governamentais.
De acordo com os investigadores da empresa de segurança Trend Micro, o grupo OceanLotus – que possui relações com o governo do Vietname – encontra-se por detrás de uma nova campanha de propagação de malware focado em utilizadores do macOS.
O malware foca-se em infetar sistemas de utilizadores relacionados com entidades jornalísticas, governo e outros cargos importantes, com o objetivo de abrir portas para possíveis roubos de dados e espionagem.
Os investigadores foram capazes de conjugar o malware agora descoberto com o grupo derivado do código existente no mesmo ser bastante similar a outros malwares que foram desenvolvidos pela entidade.
A campanha começa com o envio de emails de phishing para potenciais vitimas, fornecendo às mesmas um anexo mascarado de documento do Word, mas que possui como real objetivo infetar os sistemas macOS – além de contornar as medidas de segurança aplicadas no sistema e até programas de segurança dedicados.
Os investigadores sublinham que é importante para os utilizadores terem atenção aos links onde acedem, bem como aos programas que instalam nos seus sistemas, garantindo em primeiro lugar que os mesmos são de fontes confiáveis.