1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

MacBook Apple com malware

 

Um grupo de investigadores de segurança revelou ter descoberto um novo malware focado para os sistemas da Apple, e capaz de recolher diversa informação sensível dos mesmos.

 

Os investigadores da empresa ESET apelidaram a este novo malware de “CloudMensis”, tendo em conta que o mesmo usa os serviços de armazenamento cloud para realizar algumas das suas operações.

O malware, que era até agora desconhecido, comunica com os atacantes através de plataformas publicas de alojamento cloud, onde o mesmo envia não apenas os dados que recolhe dos sistemas Mac infetados, mas também vai buscar comandos para usar no sistema remoto.

 

Os investigadores acreditam que este malware pode ser um dos motivos que terá levado a Apple a introduzir recentemente o novo modo “Lockdown”, que bloqueia praticamente todas as funções do sistema em caso de suspeita de espionagem.

O malware foi inicialmente descoberto em Abril de 2022, sendo que faz uso de plataformas como o pCloud, Yandex Disk e Dropbox para realizar o envio e recolha de ficheiros, e como forma de comunicação central.

 

exemplo do ataque

 

Até ao momento os investigadores não conseguiram descobrir como os sistemas terão sido originalmente infetados com o malware. No entanto, os investigadores foram capazes de verificar que o mesmo é realizado em duas fases: a primeira será quando o malware se instala no sistema, através da exploração de falhas ou por ação direta, e a segunda fase será quando este começa a comunicar com os serviços de armazenamento cloud.

 

Tendo em conta que os dados são enviados para aparentes serviços cloud, nem mesmo a filtragem de dados poderá ajudar a identificar o ataque – afinal de contas, o tráfego gerado será para essas plataformas, que são legitimas.

 

Os investigadores acreditam que o malware terá começado a ser propagado em Fevereiro de 2022, mas ainda se encontra focado apenas para algumas vitimas especificas, que possivelmente são escolhidas pelos atacantes.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech