Um grupo de investigadores revelou ter descoberto um novo ataque, conhecido como “Alchimist”, que parece focar-se em utilizadores do Windows, macOS e Linux.
Segundo os investigadores da Cisco, este malware encontra-se escrito sobre a linguagem GoLang, em 64 bits, o que o torna compatível com praticamente todos os sistemas operativos que existem. Os atacantes podem rapidamente criar camadas de compatibilidade para os diferentes sistemas, levando a um maior número de vítimas potencialmente afetadas.
O Alchimist é fornecido como uma plataforma, que os atacantes podem usar para controlar, criar e gerir o malware conforme este se encontra colocado nos sistemas infetados. Os atacantes possuem controlo para conseguir realizar a captura de ecrã, correr comandos e realizar o envio de códigos de forma totalmente remota.
A maioria das vítimas acabam por instalar o malware através do download de ficheiros infetados da internet ou em campanhas de spam. Tendo em conta que o malware pode ser adaptado para diferentes sistemas, não importa onde os mesmos se encontrem – existe o potencial deste ser afetado se for efetivamente instalado.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!