1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Malware sobre fundo vermelho

 

Se tem estado atento aos malwares que foram surgindo nos últimos tempos pela Internet, possivelmente deve ter reparado como cada vez mais surgem malwares focados em infetar não apenas um sistema em particular, mas diferentes plataformas entre si.

 

O mais recente que tem vindo a ganhar destaque nos últimos dias dá-se pelo nome de “SysJoker”. Este novo malware, descoberto por investigadores da empresa de segurança Intezer, é capaz de ser instalado em diferentes plataformas, seja Windows, macOS ou Linux.

Os primeiros indícios de ataques do mesmo começaram a surgir em Dezembro de 2021, a maioria em sistemas Linux (servidores), mas o foco parece ter vindo a mudar nos últimos dias.

 

De acordo com o portal BleepingComputer, o malware encontra-se escrito em C++, e é praticamente indetetável atualmente na maioria dos programas de segurança, o que o torna ainda mais grave.

 

O SysJoker foca-se em ser uma espécie de backdoor para os atacantes, permitindo que estes tenham controlo sobre o sistema infetado. Uma vez instalado no sistema, o malware permanece em segundo plano a aguardar os comandos de servidores remotos – em controlo dos atacantes – a partir do qual pode realizar várias ações. Este pode instalar outro malware no sistema, roubar dados ou realizar atividades no dispositivo.

 

funcionamento do malware

 

O mais grave será que este malware é capaz de detetar em que sistema se encontra a instalar, adaptando o processo para o mesmo. Seja Windows, MacOS ou Linux, o código adapta-se para que seja executado o necessário para cada sistema.

 

Como sempre, a primeira linha de defesa encontra-se nos próprios utilizadores, que devem ter atenção aos conteúdos que descarregam da Internet, sobretudo de fontes desconhecidas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech