Um conjunto de investigadores descobriu a existência de um novo malware que é capaz de infetar, ao mesmo tempo, tanto sistemas baseados em Windows como Linux, possibilitando a execução de código malicioso nos mesmos.
De acordo com os investigadores da empresa Intezer, o malware “ACBackdoor” foi descoberto como sendo capaz de executar código malicioso em dois sistemas diferenciados, permitindo a realização de ataques remotamente.
As versões para os dois sistemas possuem códigos ligeiramente diferentes, mas ligam-se ao mesmo servidor de comando – para receber os comandos para ataques. Além disso, a variante para Windows é distribuída com recursos a publicidade maliciosa, enquanto que ainda se desconhece o meio de distribuição da variante para Linux.
Em ambos os casos, uma vez instalado o malware no sistema, este pode receber comandos do servidor central para o mais variado género de ataques, desde a utilização do sistema para ataques DDoS até ao roubo dos dados armazenados no mesmo.
A piorar a situação, até ao momento o malware é detetado apenas por uma solução antivírus na variante do Linux e sobre o sistema VirusTotal, enquanto que o malware para Windows é detetado por 37 dos 70 motores de vírus analisados.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!