1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Lastpass

 

O Lastpass tem vindo a ficar debaixo de algumas críticas nas últimas semanas, e ainda mais depois de ter anunciado algumas mudanças para o seu plano gratuito na plataforma. No entanto, recentemente surgem novas críticas que se encontram focadas também a nível da privacidade.

 

O investigador Mike Kuketz revelou ter descoberto que a aplicação do Lastpass para dispositivos moveis conta com, pelo menos, sete sistemas de tracking para as atividades dos utilizadores dentro da app.

Estes conteúdos são normalmente usados para identificar possíveis falhas e ajudar os programadores a resolverem as mesmas. No entanto, as apps para dispositivos moveis da Lastpass contam com um volume consideravelmente mais elevado do que aquele esperado para esta tarefa.

 

O investigador revelou que a app conta com sistemas de tracking para erros e falhas relacionadas com a Google, AppsFlyer, MixPanel, e Segment. Entre os dados recolhidos por estes sistemas encontram-se o género de dispositivos que os utilizadores se encontram a usar, a marca e modelo dos mesmos, versões do sistema operativo, detalhes sobre a ligação de dados moves e a operadora, e ainda detalhes sobre o ID de publicidade da Google.

 

Apesar de este sistema ser usado para identificar possíveis falhas na aplicação, ao mesmo tempo também levanta questões a nível da privacidade e possível recolha de informações dos utilizadores do serviço para os mais variados fins.

No entanto, o investigador também afirma que estes sistemas não se encontram a recolher qualquer género de informação relacionada com as contas dos utilizadores ou as senhas e conteúdos guardados nas mesmas – serão usados apenas para monitorização de falhas.

 

Ainda assim, o volume de scripts de tracking dentro da app é consideravelmente mais elevado que o normal. Como exemplo, a aplicação para dispositivos móveis da 1Password não conta com nenhum sistema de tracking, enquanto que a do Bitwarden conta apenas com o sistema de tracking do Google Firebase e do Microsoft Visual Studio.

A aplicação do Lastpass é uma das existentes que possui um dos maiores volumes de scripts para tracking integrado na mesma. Um porta-voz da Lastpass confirmou que estes scripts são usados unicamente para monitorizar possíveis erros na aplicação e ajudar a compreender quais as funcionalidades mais usadas, mas que nenhuma informação dos utilizadores é realmente enviada para os sistemas da empresa.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech