1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows piracy

 

O Windows é um dos sistemas operativos mais usados por todo o mundo, mas para o usar é necessária uma chave de ativação ou licença – o que possui vulgarmente alguns custos elevados. No entanto, pela Internet não é difícil de encontrar chaves a preços consideravelmente mais acessíveis para os utilizadores, algumas das quais em plataformas que estão num determinado “mercado cinza”.

 

Não é segredo que em plataformas como o eBay e em várias lojas dedicadas de venda de licenças é possível encontrar facilmente chaves para ativação do Windows a preços consideravelmente mais reduzidos que as praticadas oficialmente pela Microsoft.

Como exemplo, uma licença oficial do Windows 10 Pro pode chegar a custar mais de 250 euros, mas encontra-se facilmente à venda em alguns sites por valores consideravelmente mais reduzidos de 10-20 euros, ou até menos.

 

Existe uma forte discussão sobre a legalidade destas chaves, sobretudo porque a origem das mesmas é algo desconhecida e levanta sérias questões. No entanto, muitos utilizadores acabam por adquirir as mesmas derivado do valor consideravelmente baixo a que se encontram a ser vendidas.

 

No entanto, de acordo com o portal Tarnkappe, as autoridades alemãs encontram-se agora a investigar vários casos de licenças do Windows vendidas sobre mercados paralelos e a custos inferiores.

Segundo o portal, vários utilizadores que terão adquirido chaves de ativação do Windows neste género de sites e plataformas encontram-se agora a ser chamados pelas autoridades para prestarem declarações.

 

chaves do windows a preços reduzidos

 

De acordo com as fontes citadas, os utilizadores encontram-se a ser chamados apenas para prestar declarações, mas o efeito final das autoridades aparenta ser começar a incriminar os mesmos sobre a possível violação de direitos de autor e também lavagem de dinheiro com a compra das chaves de licença a valores inferiores.

 

Alguns dos utilizadores que terão sido chamados pelas autoridades teriam adquirido chaves faz vários anos, mas na sua maioria o ponto central de investigação aparenta ser a compra a partir dos mercados paralelos de licenças mais baratas do Windows.

 

Até ao momento as autoridades da Alemanha não realizaram qualquer comentário relativamente às investigações, e como tal é importante ter em conta que todas as informações são baseadas apenas em indicações de utilizadores – sem qualquer fonte oficial a confirmar os detalhes ou até se uma investigação encontra-se realmente em vigor.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech