As autoridades da Alemanha decretaram que o Facebook encontra-se proibido de usar os dados do WhatsApp e dos seus utilizadores em diferentes plataformas, no que é visto como sendo uma atividade ilegal.
De acordo com a agência Reuters, a decisão surge no decorrer das recentes alterações na política de privacidade do WhatsApp, que passam a permitir à rede social recolher os dados dos utilizadores e partilhar os mesmos com o Facebook – focado sobretudo na publicidade direcionada, e onde a única alternativa para quem não pretenda aceitar os novos termos será deixar de usar a plataforma de mensagens.
A nova indicação das autoridades de proteção de dados da Alemanha sublinha como é necessário manter os direitos e liberdade dos milhares de utilizadores do WhatsApp, e que a partilha de dados entre as duas entidades iria contra o objetivo dessa medida.
O WhatsApp já terá respondido a esta decisão, apontando que a mesma foi baseada num desconhecimento sobre as políticas que se encontram a ser aplicadas e que não possuem uma base legitima. Como tal, a empresa afirma que irá manter os planos de aplicar a sua nova política de privacidade quando chegar a altura para tal, bem como as medidas, reforçando também a segurança e privacidade de todos os utilizadores da plataforma.
É importante relembrar que a recolha de dados para processamento por parte do Facebook é ligeiramente diferente em comparação com os EUA, tendo em conta que desde 2018 que se encontra em vigor o GDPR na União Europeia, que estipula que os dados dos utilizadores não devem ser partilhados da forma que o Facebook pretenderia com a recente atualização da politica de privacidade do WhatsApp.
De sublinhar ainda que o Facebook possui a sua sede europeia na Irlanda, pelo que se encontra regido pelos mesmos termos de privacidade do GDPR que todas as restantes empresas nesta região.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!