1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Botnet emotet

 

Durante as operações da rede de botnet conhecida como “Emotet” foram usados milhões de emails para distribuir as atividades maliciosas. E agora as autoridades revelaram a lista completa de emails usados para que os utilizadores possam verificar se os seus endereços podem ter sido usados na botnet.

 

No início do ano as autoridades, num esforço conjunto do FBI nos EUA com outras forças das autoridades em diferentes países, conseguiram passar a controlar as operações do Emotet, uma das maiores infraestruturas de botnet na internet – com milhares de servidores espalhados por todo o mundo.

 

No dia 25 de Abril as autoridades conseguiram enviar um comando por esta rede para remover o malware do botnet de todos os sistemas afetados. Para além de comprometer os sistemas onde se encontrava instalado, o malware também usava as contas de email dos utilizadores para propagar os esquemas e conteúdos maliciosos.

 

Estes emails foram agora partilhados pelo FBI junto do portal Have I Been Pwned (HIBP), com vista a alertar e permitir que os utilizadores possam pesquisar para ver se os seus endereços foram afetados pela rede botnet. No total foram usados mais de 4.324.770 emails diferentes para propagar as atividades do botnet.

 

Os emails ainda se encontram a ser indexados pela plataforma, no entanto os utilizadores interessados podem aceder ao portal do HIBP para verificarem se os seus emails foram usados para distribuir atividades maliciosas.

 

Tendo em conta os conteúdos sensíveis, e neste caso a longa lista de emails, esta não se encontra disponível publicamente para pesquisa, sendo que os utilizadores necessitam de usar plataformas como o HIBP para realizarem a verificação individual. Além disso, a validação apenas será realizada para quem confirme a ativação do sistema de notificações do portal, como forma de garantir que são os detentores das contas de email afetadas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech