A cidade de Tulsa, Oklahoma, foi a mais recente vítima de um largo ataque de ransomware que se encontra a bloquear os principais serviços digitais da cidade. Tulsa é a segunda maior cidade do Oklahoma, contando com mais de 400.000 residentes.
De acordo com as autoridades, a rede online dos vários serviços da cidade foi atacada durante o fim de semana por ransomware, onde os dados terão sido encriptados. Depois de o ataque ter sido identificado, as autoridades optaram por encerrar todas as plataformas digitais da cidade, com o objetivo também de evitar a propagação do ransomware.
As autoridades afirmam que, apesar de os sistemas informativos estarem desligados como precaução, as linhas de atendimento telefónico continuam a funcionar na normalidade, bem como os sistemas de emergência pública também não foram afetados.
Os dados dos cidadãos também não terão sido comprometidos com o ataque, mas as autoridades ainda se encontram a analisar o mesmo e a tentar repor os serviços afetados.
Nos últimos meses temos verificado um crescente aumento no ataque de ransomware em grandes infraestruturas, sendo que a tendência será para continuar a aumentar. A proteção passa por algo essencial nestes casos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!