1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google QUIC

 

Um dos primeiros e maiores esforços que a Google fez para melhorar a velocidade da Internet em geral encontra-se agora num protocolo em formato estável e acessível para todos.

 

O QUIC (Quick UDP Internet Connections) foi desenvolvido pela Google como um standard para melhorar a velocidade das ligações online entre o navegador dos utilizadores e os sites que estes estejam a aceder. E depois de vários anos em desenvolvimento, a tecnologia encontra-se agora classificada como um standard oficial da Internet.

 

Resumidamente, o QUIC é uma evolução teórica do TCP (Transmission Control Protocol), que é normalmente usado para a apresentação de conteúdos na internet. Invés disso, o QUIC usa o UDP para o envio de dados, que é um protocolo consideravelmente mais rápido. Isto deve traduzir-se em velocidades de transmissão de dados mais rápidas, em geral.

 

O QUIC começou a surgir no Chrome como um formato experimental em Junho de 2013, inicialmente como forma de melhorar as comunicações entre os serviços da Google e os servidores da empresa. No entanto, a tecnologia evoluiu consideravelmente, ao ponto de se encontrar disponível para todos atualmente.

Agora, a mesma encontra-se classificada como um standard da Internet, e deverá certamente começar a ser tirada ainda mais proveito em várias plataformas.

 

No entanto, é importante referir que a colocação do QUIC como um standard não se direciona logo para um aumento no uso da tecnologia. Apesar de ser considerada estável o suficiente para tal, a tecnologia ainda necessita de ser adotada pelos sites e servidores na Internet para se tornar realmente popular.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech