Faz pouco mais de um ano que Linux Torvalds, o criador e principal responsável pelo desenvolvimento do kernel de Linux, revelou que com o tempo se verificaria a substituição da linguagem de programação em C no kernel para outra mais moderna, com foco na linguagem Rust.
E agora, parece que isso está cada vez mais perto de acontecer. A Google revelou um novo plano de financiamento para ajudar na implementação da linguagem Rust sobre o kernel do Linux, com o objetivo de encontrar programadores que pretendam reescrever parte do código para a nova linguagem.
De relembrar que a grande parte do código fonte do kernel de Linux encontra-se escrito na linguagem C, que apesar de ser bastante robusta, foi criada em 1972 e não tem vindo a acompanhar todas as evoluções da tecnologia nos últimos anos.
A tarefa de conversão do código ficará a cargo da entidade “Internet Security Group”, que faz parte da mesma organização sem fins lucrativos que é responsável pela iniciativa “Let’s Encrypt”.
De notar que, apesar deste incentivo para atualizar o código do Kernel, a medida não será aplicada na sua totalidade. Ainda existe código que, pela sua estabilidade, necessita de ser mantido sobre a linguagem original. O objetivo passa por ir atualizando o máximo possível o código fonte do Kernel para uma linguagem mais recente e adaptada às tecnologias modernas, e este será um primeiro passo para esse fim – sem dúvida importante para o futuro do Kernel.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!