Em 1991, Linus Torvalds criava a primeira versão do kernel de Linux para o mundo, sendo que na altura este foi desenvolvido sobre a linguagem C -algo que se manteve durante quase 30 anos.
No entanto, isso pode vir agora a mudar. O próprio Torvalds afirma que brevemente poderemos ver grandes mudanças sobre a forma como o kernel de Linux é desenvolvido, adotando um novo formato de programação usando a linguagem Rust. Espera-se que algumas destas mudanças venham a ser verificadas com o Linux 5.20.
Faz cerca de um ano que Torvalds tinha afirmado que, eventualmente, o kernel iria mudar a sua linguagem de programação para uma mais atualizada e recente, mas sem avançar na altura detalhes sobre qual seria – embora Rust fosse uma das possibilidades.
Agora chega, no entanto, a confirmação sobre esta mudança e mais detalhes sobre como o processo será realizado.
É importante relembrar que o Rust não é uma linguagem propriamente recente. Na verdade ele possui quase dez anos de história, tendo sido criado pela Fundação Mozilla como uma alternativa aos mais populares C e C++.
Linus Torvalds espera agora que a integração do código em Rust sobre o kernel venha a ter diversas vantagens, e essas devem ser passadas para todos os sistemas que fazem uso do mesmo no final. O processo ainda está a dar os primeiros passos, portanto existe muito trabalho a fazer antes de algo “final” chegar junto dos utilizadores.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!