1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Internet sobre o mundo

 

Uma nova variante do botnet conhecido como Mirai foi recentemente descoberto num largo ataque, que se encontra a explorar falhas em alguns acessórios da IoT, com vista a usar os dispositivos para realizar ataques DDoS em larga escala.

 

O malware vasculha a internet em busca de determinados dispositivos que possuem falhas de segurança conhecidas, e uma vez encontrados instala-se nos mesmos para criar uma larga rede de botnet, que pode ser usada para os mais variados fins – sobretudo para ataques DDoS em larga escala.

 

De acordo com o portal Netlab, o botnet encontra-se atualmente a focar-se no ataque contra dispositivos de gravação digital (DVR) da empresa KGUARD, que possuem uma falha de segurança que permite a instalação do botnet nos mesmos.

A botnet do Mirai é conhecida desde 2016, e foi a responsável por alguns dos maiores ataques DDoS dos últimos anos na Internet. Esta nova variante tira algumas ideias do mesmo para se propagar e infetar o máximo de dispositivos possíveis.

 

A nova variante, conhecida como Mirai Ptea, pesquisa a internet por dispositivos da KGUARD que tenham a falha, para se instalar nos mesmos. Os investigadores responsáveis pela descoberta afirmam que o firmware dos produtos da empresa KGUARD encontram-se afetados desde 2017 – embora esta nova variante do Mirai Ptea apenas tenha começado recentemente a propagar-se em larga escala.

 

Para evitar que a falha possa ser aproveitada para outros géneros de ataques, os investigadores não revelaram detalhes da mesma, mas certamente que esta já é do conhecimento público de quem pretenda realmente atacar o sistema – ou pelo menos dos criadores do Mirai Ptea.

 

Até ao momento existem dispositivos infetados em vários continentes, com foco na Europa e Ásia. Os investigadores acreditam que pelo menos 3000 dispositivos podem estar vulneráveis a este novo botnet, mas o número pode ser consideravelmente mais elevado.

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech