O Mirai foi um malware que, desde 2016, afetou milhares de equipamentos por todo o mundo, criando uma grande rede botnet que foi responsável por alguns dos maiores ataques alguma vez realizados na Internet.
Apesar de a atividade deste malware ter vindo a diminuir, investigadores da empresa de segurança Palo Alto Networks afirmam agora ter descoberto uma nova variante do malware, que possui como objetivo infetar smart TVs e explorar falhas até agora desconhecidas em vários sistemas.
Segundo os investigadores, a nova variante possui como alvos equipamentos da Internet das Coisas, sobretudo os equipamentos que utilizem senhas de acesso a painéis de administração padrão – dai a importância de modificar as senhas de routers e qualquer outro equipamento das que sejam fornecidas de fábrica.
A nova variante tem como objetivo infetar o máximo de equipamentos, tendo sobretudo como alvo as smart TV, além do que anteriormente já se encontrava a ser explorado – router e qualquer outro equipamento doméstico da Internet das Coisas.
Como sempre, é importante sublinhar a importância de se modificar a senha dos equipamentos adquiridos e que tenham informações de login básicas – como senhas do estilo “admin”. Este malware realiza uma análise agressiva de redes online para identificar possíveis equipamentos vulneráveis, e quando os encontra, instala-se nos mesmos para permitir o controlo remoto por terceiros.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!