1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Facebook app em smartphone com uma notificação

 

Com a chegada do iOS 14.5 a Apple introduziu também uma nova forma de garantir mais privacidade para os utilizadores, sobretudo limitando a recolha de dados que pode ser feita por apps instaladas nos dispositivos – e o Facebook foi uma das primeiras plataformas a demonstrar o seu desagrado contra esta medida, por razões bastante óbvias.

 

Os dados mais recentes apontam que, desde a aplicação da funcionalidade no iOS 14.5, apenas 25% dos utilizadores optaram por partilhar os dados com a rede social, sendo que 75% estão a bloquear ativamente a capacidade do Facebook recolher dados que possam ser usados para efeitos de publicidade direcionada e outros fins.

 

Devido a isto, e segundo revela agora o portal Bloomberg, o Facebook encontra-se em modo de pânico, associada com a limitação na recolha de dados que podem ser feitas dos utilizadores do iOS e dos dados que podem ser usados pelos anunciantes da plataforma para publicidade direcionada.

Algumas entidades estão sem dados concretos sobre as suas campanhas de publicidade focadas para utilizadores da Apple desde o mês passado, e a medida apenas deve vir a piorar durante os próximos tempos.

 

A piorar a situação, sem dados para saber exatamente os gostos e preferências de cada utilizador, o Facebook encontra-se agora a enfrentar a incapacidade de poder apresentar publicidade relevante para os mesmos, e de fornecer aos anunciantes uma forma clara de terem como apresentar essa publicidade para o seu público alvo.

 

De relembrar que o “App Tracking” da Apple, aplicado desde o iOS 14.5, permite aos utilizadores controlarem o que cada aplicação pode recolher de dados pessoais no dispositivo, para fins de publicidade direcionada e marketing. Para cada aplicação, os utilizadores são questionados na primeira vez que a usam se pretendem que os dados sejam partilhados com os detentores dessa app ou não.

 

No caso do Facebook, conforme indicado anteriormente, uma grande parte dos utilizadores estão a recusar a partilha desses dados, levando aos problemas que se verificam agora. A situação pode vir a complicar-se ainda mais com a chegada do Android 12, que se espera integrar funcionalidades similares também para os utilizadores – e que pode dificultar ainda mais a recolha de dados para a rede social.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech