1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Edge logo sobre fundo colorido

 

A Microsoft encontra-se a testar uma nova funcionalidade para o navegador Edge, focada em aumentar a segurança dos utilizadores durante a navegação pela web.

 

Apelidado de “Super Duper Secure Mode”, esta nova funcionalidade pretende garantir mais segurança para os utilizadores ao remover o Just-In-Time Compilation (JIT) do processamento do motor V8 do navegador. Segundo a Microsoft, esta alteração faz com que o navegador tenha menos uma camada potencialmente aberta para falhas e vulnerabilidades, aumentando assim a segurança dos utilizadores durante a navegação pela Internet.

 

E existe um motivo concreto para a Microsoft estar a testar este novo sistema. De acordo com os dados mais recentes, e recolhidos desde 2019, cerca de 45% dos ataques e vulnerabilidades descobertas sobre os motores do V8 JavaScript e WebAssembly são relacionados com o JIT. Eliminar essa camada pode assim fornecer um vasto aumento de segurança para o navegador e para os utilizadores.

 

Super duper mode

 

O mais curioso será que a implementação da Microsoft no Edge permite que o JIT possa ser desativado sem que isso tenha impacto no desempenho do navegador. Obviamente, a funcionalidade ainda se encontra em testes, portanto a Microsoft terá de analisar melhor se estas afirmações são verdade ou não.

 

De momento, a funcionalidade encontra-se disponível para os utilizadores do Edge em todos os canais de teste, sendo que os utilizadores podem ativar a partir da página de flags “edge://flags”, pesquisando pela opção “Super Duper Secure Mode”.

 

É importante ter em conta que, como se trata de uma funcionalidade em testes, existem bugs e erros que podem ocorrer de ter a mesma ativa, portanto não se recomenda que tal seja feito num navegador usado no dia a dia.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech