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NOS e COMPAL em fabrica 5G

 

As redes 5G estão destinadas a ser o futuro das telecomunicações em geral, e existem operadoras que já se encontra a apostar em força na implementação das novas tecnologias para vários setores.

 

A NOS é uma delas, tendo agora confirmado a primeira fábrica 5G em Portugal, criada em parceria com a SUMOL+COMPAL.

Integralmente coberta com a quinta geração de comunicações móveis da NOS desde março de 2021, a fábrica da SUMOL+COMPAL em Almeirim dispõe desde então de soluções tecnológicas sobre 5G com capacidade de transformar e tornar mais eficientes as operações da empresa numa escala que até hoje não era possível.

 

O 5G traz consigo a capacidade de transformar processos industriais e materializar cadeias logísticas mais otimizadas, eficientes e seguras, elevando assim a eficiência e produtividade das empresas a novos patamares. Nesta unidade de produção SUMOL+COMPAL, com uma área de 70.000 m2  e onde são processadas anualmente cerca de 25 mil toneladas de fruta, as duas empresas parceiras estão a implementar duas abordagens pioneiras, assentes em 5G.

 

Por um lado, vão conectar todas as linhas e obter informação em tempo real do processo produtivo e por outro lado, irão utilizar a realidade aumentada e aplicá-la às operações de manutenção preventiva das máquinas das linhas de enchimento e embalagem Tetra Pak.

 

De acordo com Manuel Ramalho Eanes, Administrador Executivo da NOS, “o 5G já é uma realidade e a sua aplicação será o principal acelerador daquilo que é a indústria 4.0, e um elemento-chave para a competitividade das empresas nacionais em todas as áreas em que atuam. As características ímpares da quinta geração de comunicações móveis permitem-nos aplicações inovadoras e que aportam importantes ganhos de eficiência, como a SUMOL+COMPAL já está a comprovar, diariamente, e comprovará ainda mais num futuro que se espera ainda mais digital.”

 

 

A implementação destas soluções irá reduzir drasticamente o erro e o tempo de execução dos processos, nomeadamente tornando imediato o processo de transferir a informação para o software de manutenção e eliminar o suporte em papel. Numa outra vertente, irá permitir minimizar os custos associados à deslocação de equipas ou fornecedores de suporte técnico, facilitando o diagnóstico.

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