Durante o início desta semana, Elon Musk deixou uma mensagem problemática para a SpaceX, que pode ditar o futuro da empresa sobre as suas missões espaciais.
De acordo com a mensagem interna da SpaceX, enviada por Elon Musk aos funcionários, e citada pelo portal Space Explored, o empresário afirma que a empresa pode estar em risco de entrar em insolvência caso os problemas na produção de alguns dos seus satélites não sejam resolvidos a tempo.
O executivo apelida a situação de “um desastre”, tendo cancelado os planos de férias para o período de Ação de Graças nos EUA, de forma a que toda a equipa esteja dedicada a resolver a situação.
Os problemas parecem estar relacionados com o projeto Starship e o serviço de fornecimento de internet por satélite Starlink. Ao que parece, a SpaceX parece estar a verificar problemas em desenvolver os foguetões necessários para colocar os satélites da Starlink no espaço, nomeadamente os motores conhecidos como “Raptor”.
De relembrar também que a empresa possui planos de usar a Starship como meio de transporte para uma viagem lunar, e também, no futuro, colocar os humanos em Marte. No entanto, em curto prazo, a Starship será usada como meio de colocar os satélites da Starlink no espaço.
Musk explica no email que a empresa tem vindo a aumentar a produção de unidades da Starlink, e que espera ter satélites em orbita para abranger toda a população com o serviço, mas que tal medida irá requerer um “imenso capital”.
Musk afirma que a empresa pode enfrentar o risco de insolvência caso não consiga atingir a meta de enviar a Starship para o espaço pelo menos uma vez a cada duas semanas durante o próximo ano.
De relembrar que, ainda durante a semana passada, surgiram relatos que alguns executivos de topo da SpaceX, que estariam também responsáveis pelo desenvolvimento do projeto Raptor, abandonaram a empresa devido ao lento progresso da mesma.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!