1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

HP atacada

 

A HP é conhecida pela sua vasta linha de produtos no mercado, e também pela sua plataforma cloud. No entanto, parece que alguns dos sistemas da empresa terão sido recentemente usados para esquemas maliciosos, gerando milhões de dólares para os criminosos.

 

A HP confirmou recentemente que, entre os dias 9 e 17 de Dezembro de 2021, várias dezenas de servidores da empresa nos seus datacenters terão sido infetados com uma variante de malware, na qual os recursos dos sistemas estariam a ser usados para mineração de criptomoedas.

 

A empresa não revelou detalhes sobre como estes servidores foram comprometidos, mas existe a possibilidade que tenham sido usadas falhas recentemente descobertas, como é o caso da associada com o Log4J, tendo em conta que a infeção ocorreu de forma bastante discreta até para os próprios sistemas de segurança da marca.

 

Apesar de a marca não confirmar os detalhes do ataque, uma investigação feita pelo portal EINNews aponta que alguns servidores da HP estariam vulneráveis ao Log4J, e que no dia 17 de Dezembro – exatamente o dia em que a HP confirmou que o ataque tinha terminado – os mesmo deixaram de se encontrar na lista de sistemas vulneráveis, possivelmente pela empresa ter corrigido as falhas.

 

Durante o período em que os servidores da HP estiveram infetados, acredita-se que os mesmos tenham minerado cerca de 110.000 dólares para os atacantes. A investigação ainda se encontra a ser desenvolvida, mas seguindo o trajeto do valor obtido pelo ataque, os atacantes já terão começado a distribuir o mesmo para carteiras aleatórios, numa tentativa de “limpar” o dinheiro obtido para posteriormente converterem para dinheiro real.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech