1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Bug Microsoft exchange Y2k22

 

A mudança de ano pode ser algo vulgar de acontecer, mas em sistemas informáticos, esta pequena alteração pode ter um grande impacto no funcionamento dos mesmos. Por exemplo, no ano 1999 acreditava-se que a mudança para o ano 2000 poderia causar “o fim do mundo”, com os sistemas informáticos a ficarem confundidos pela alteração de “99” para “00” – algo que, obviamente, não aconteceu.

 

No entanto, os problemas devido à mudança de ano são vulgares, e os mais recentes ocorreram sobre servidores da Microsoft Exchange. Ao que parece, os gestores de servidores do Microsoft Exchange 2013, 2016 e 2019 verificaram alguns problemas com a virada do ano, no que se encontra a ser apelidado de bug “Y2K22”.

 

Os primeiros relatos de problemas surgiram a partir do Reddit, onde um utilizador confirmou que a Microsoft teria lançado uma atualização incorretamente, sobre o nome de “220101001”. Esta atualização devia ter sido lançada para os sistemas antes da passagem de ano, algo que não aconteceu como esperado. Esta atualização pretendia corrigir um bug com o sistema derivado da mudança de data.

 

Como a atualização apenas chegou depois da passagem de ano, muitos sistemas começaram a verificar problemas logo de imediato. Os servidores afetados poderiam ficar impossibilitados de enviarem mensagens de email, sendo que os administradores dos mesmos são forçados a desativar o sistema de antivírus para poderem conseguir enviar mensagens – com o custo de que isso impede também a análise de possíveis malwares a serem enviados.

 

Até ao momento a Microsoft ainda não lançou uma correção completa para o problema, sendo que a resolução temporária de desativar o sistema de segurança será vista apenas como uma alternativa e não recomendada de todo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech