1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware

Siga-nos

Windows 11 pluton

 

A Lenovo revelou hoje, durante a CES 2022, os primeiros portáteis que vão chegar em breve ao mercado com a nova tecnologia Microsoft Pluton no Windows 11. Os novos modelos vão chegar dentro da linha ThinkPad Z13 e Z16, com processadores AMD Ryzen 6000.

 

O Microsoft Pluton é um chip, desenhado pela Microsoft e inicialmente usado para a Xbox e Azure Sphere, que se foca em armazenar dados sensíveis do sistema, como chaves de autenticação. O chip encontra-se diretamente instalado no processador, e dificulta consideravelmente o acesso por fontes externas a dados considerados como sensíveis, mesmo que os atacantes tenham acesso físico aos computadores.

 

Lenovo Microsoft pluton

 

De relembrar que a Microsoft tinha confirmado que iria trabalhar com a AMD, Intel e Qualcomm para integrar a tecnologia do Microsoft Pluton em futuros processadores, sendo que agora os primeiros modelos a tirarem proveito do mesmo começam a chegar ao mercado.

Este chip é de tal forma eficaz que pode mesmo detetar mudanças no firmware da máquina, permitindo a atualização direta pelo Windows Update para continuar a garantir a segurança do sistema. Como se integra diretamente com o Windows 11, este chip pode ainda proteger conteúdos sensíveis do sistema, como as chaves do Windows Hello.

 

Brevemente devem começar a surgir no mercado mais dispositivos com suporte para o Pluton, sendo que a Microsoft aconselha os utilizadores a ficarem atentos aos novos lançamentos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech