1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

lenovo

 

A fabricante Lenovo encontra-se a ser alvo de críticas nas últimas semanas, depois de ter sido descoberto que estaria a implementar vários tipos de adware nos seus portáteis.

De acordo com o portal Arstechnica, a empresa estaria a adicionar adware nos equipamentos vendidos, com o objetivo de apresentar material publicitário, de forma aleatória, nos sites onde os utilizadores acedessem.

Os adwares encontra-se sobre os nomes Superfish, VisualDiscovery ou Similarproducts, sendo que, dependendo do caso, podem apresentar pequenos anúncios publicitários em páginas de pesquisa ou resultados similares noutros sites de terceiros.

Durante o mês passado, a própria Lenovo confirmou a existência deste adware, tendo referido que o mesmo estaria instalado apenas com o objetivo de ajudar os utilizadores. Em todo o caso, a empresa refere ter removido o adware Superfish dos novos equipamentos. Isso não invalida, porém, os equipamentos vendidos até à data, onde os utilizadores necessitam de os remover manualmente.

Apesar de o adware poder ser facilmente removido, existem relatos que este pode ter implicações mais graves, nomeadamente abrindo uma porta para ataques man-in-the-middle. No caso do Superfish, este adware instala um certificado SSL no sistema de forma automática. Caso a chave desse certificado seja explorada, poderá permitir a terceiros intercetar todo o tráfego HTTPS realizado no sistema.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech