1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google Docs

 

Se utiliza o Google Docs, certamente sabe como este conta com funcionalidades focadas para melhorar a colaboração e que podem ser bastante úteis para os utilizadores. No entanto, recentemente tem vindo a verificar-se um aumento nos casos de campanhas de phishing que se aproveitam de uma funcionalidade em particular.

 

O Google Docs permite que os utilizadores possam colocar comentários num documento, úteis para partilha com outros utilizadores. O problema encontra-se no facto que, neste sistema, é possível usar qualquer email que se pretenda para adicionar o comentário.

Usando as menções, os utilizadores podem colocar um pedaço de texto que será mencionado para qualquer email que se pretenda. Os utilizadores que sejam mencionados recebem depois uma mensagem diretamente da Google, com o conteúdo do comentário, nas suas caixas de entrada.

 

mensagem de exemplo

 

A notificação possui todo o conteúdo que se encontra no comentário, que poderá incluir links para sites externos de phishing ou que levem a malware. Como a mensagem é enviada pelo sistema de notificações da Google, a maioria dos emails não chegam a ser filtrados, e surgem diretamente na caixa de entrada dos utilizadores.

 

Além disso, o remetente da mensagem – quem criou o documento – surge também no email, e pode ser alterado para qualquer nome que se pretenda dentro das contas da Google. Como tal, utilizadores mal-intencionados podem aproveitar-se para enviar campanhas de spam em nome de uma empresa usando este método.

 

Como sempre, é importante que os utilizadores tenham atenção aos conteúdos que recebem nas suas caixas de entrada, mesmo que aparentem ser de fontes fidedignas como o caso de mensagens da Google.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech