1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Malware com o logo do Windows

 

O preço das licenças do Windows pode levar muitos utilizadores a optarem por duas igualmente ilegais: a compra em sites de “mercado cinza”, ou a usarem ativadores que são disponibilizados pela Internet.

 

No entanto, para quem procura a segunda opção, existem sempre riscos inerentes. E um dos que tem vindo a propagar-se recentemente pode acabar por infetar os novos sistemas dos utilizadores com malware.

 

De acordo com investigadores da empresa de segurança AhnLab, foi recentemente descoberta uma onda de sites piratas que fornecem supostos “ativadores” do Windows, que no final podem acabar por instalar um malware conhecido como “BitRAT”.

 

O BitRAT trata-se de um malware relativamente simples de adquirir pelos criminosos, mas que pode ter consequências bastante graves para as vítimas. O mesmo pode permitir o acesso remoto aos dispositivos infetados, ou alterar configurações do sistema que levem os utilizadores para conteúdos de phishing – ou a descarregar outro malware.

 

exemplo do malware em funcionamento

 

O malware propaga-se sobretudo em sites de conteúdos piratas, que fornecem não apenas os métodos para instalar o Windows como também para o ativar, usando software de terceiros. Muitas vezes as vítimas acabam por realmente ativar o Windows de forma ilegal sem suspeitarem que, em segundo plano, o malware é instalado.

 

Será escusado dizer que, ao usar-se software pirata, existe sempre o risco de se instalar malware nos sistemas. Como tal, este género de tática para infetar os utilizadores não é propriamente novo, mas pode levar a sérias consequências para quem ainda faz uso das mesmas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech