1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Ransomware MC Sonae

 

No passado dia 30 de Março, o grupo Sonae foi alvo de um ataque informático do qual terá deixado vários sistemas internos da empresa inacessíveis, incluindo também as plataformas do Continente Online e do Cartão Continente.

 

A empresa ainda não deixou detalhes concretos sobre o ataque, apesar de terem passado mais de seis dias desde o mesmo. No entanto, foi hoje confirmado que o ataque terá sido de ransomware, de onde foram roubados dados internos da mesma.

 

confirmação de ataque

 

O ataque terá sido realizado pelo grupo conhecido como RansomEXX, sendo que este divulgou na rede TOR mais de 27GB de dados associados com a empresa.

 

Em comunicado, a empresa garante que "não há a evidência de que os dados pessoais de clientes tenham sido afetados", sublinhando ainda que "Os dados bancários associados ao serviço Continente Pay, continente.pt, e wells.pt não estão nos sistemas da MC, pelo que esta informação não foi de todo comprometida, uma vez que é do domínio único e exclusivo das entidades financeiras".

 

Segundo os ficheiros divulgados, não se acredita que os dados sejam associados com a plataforma do Continente ou Cartão Continente, mas sim de sistemas internos da Sonae MC, no qual se inclui dados da entidade e fornecedores. Isto não invalida que possam existir dados sensíveis por entre os conteúdos divulgados.

 

ficheiros da sonae

 

A empresa já confirmou que se encontra também a trabalhar para restaurar o acesso a todas as plataformas afetadas e atualmente inacessíveis.

A plataforma online do Continente ainda se encontra indisponível, juntamente com o sistema para uso do cartão continente e a sua app.



Última edição por DJPRMF em Ter 5 Abr 2022 - 23:49, editado 1 vez(es)

Anonymous

Mensagem Ter 5 Abr 2022 - 19:37 por João pedro Fernandes

Boas, gostaria de saber onde posso acessar a este dados, brevemente vou dar uma palestre sobre ataques informáticos e gostaria de anexar alguns dados da temática.

João pedro Fernandes escreveu:Boas, gostaria de saber onde posso acessar a este dados, brevemente vou dar uma palestre sobre ataques informáticos e gostaria de anexar alguns dados da temática.

 

Por razões óbvias, estes dados não podem nem devem ser partilhados.

Anonymous

Mensagem Ter 5 Abr 2022 - 19:43 por Observador

Então vai dar uma palestra de segurança informática e não sabe onde estão os dados? Lamento mas as suas palestras sobre a temática são desnecessárias.





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech