1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

Privacidade no mundo

 

Existem várias formas de ocultar os nossos dados pessoais da Internet, ou evitar que sites recolha informações que depois podem ser usadas para fins de publicidade direcionada. Usar um bloqueador de publicidade pode ajudar nesse sentido, mas ao mesmo tempo não protege de todas as recolhas de dados.

 

Ainda é possível, mesmo com uso de um bloqueado de publicidade, a plataformas online recolherem dados que podem permitir identificar os utilizadores, ou até mesmo localizar onde estes se encontram. Usar uma VPN pode prevenir esse ponto, mas também não é totalmente verdade.

 

Mesmo que a maioria das plataformas VPNs forneçam a garantia de proteção da identidade e da localização dos utilizadores, na verdade ainda existem formas de identificar onde os mesmos se encontram. Isso pode ser feito através do fuso horário.

Os navegadores permitem que as plataformas web possam recolher dados do sistema dos utilizadores, nomeadamente o fuso horário do mesmo. Com isto, mesmo que um utilizador use uma VPN para se identificar como estando num pais, o fuso horário rapidamente pode denunciar que o mesmo se encontra noutro local.

 

ocultar atividade web fuso horário

 

É aqui que entra a extensão Vytal. Esta pequena extensão para o Chrome tem apenas um objetivo: evitar que sites online possa recolher o fuso horário dos utilizadores. Esta permite que seja criada uma falsa identificação do fuso horário usada pelo navegador.

 

Melhor ainda, além dos utilizadores poderem configurar os dados que pretendem para a sua localização usando o fuso horário, a extensão também permite que a tarefa seja realizada para dados aleatórios a cada X minutos, o que pode ajudar a ocultar ainda mais essa informação.

Para quem pretenda uma navegação mais privada online, certamente que será um ponto a ter em conta.

 

Desta forma, se um site online recolher dados como o fuso horário, a extensão “simula” que o utilizador se encontra noutro local totalmente diferente – e isto pode-se complementar ao uso de plataformas de VPN, entre outras.

 

A extensão foi desenvolvida pelo programador “z0ccc”, que também criou um site onde é possível analisar todos os dados que, usando apenas javascript, se pode recolher do navegador relativamente à localização dos utilizadores.

 

A extensão é totalmente gratuita, e pode ser descarregada a partir da Chrome Web Store.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech