1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Microsoft Office Hacker

 

Faz mais de um ano que a Microsoft tem vindo a alertar os utilizadores do Office para uma alteração que, para muitos, faz sentido: bloquear os macros por padrão nos documentos que os tenham. Apesar de ainda existirem muitas empresas que usam ficheiros com macros Excel 4.0 XLM, ao mesmo tempo isso pode colocar as mesmas em risco de ataques.

 

A Microsoft tem vindo a incentivar os utilizadores a migrarem para macros construídas em VBA, mas esse processo tem vindo a ser lento. As macros XLM estão bloqueadas no Excel desde Janeiro deste ano, e muito consideram a medida com bem vinda para mais proteção.

 

No entanto, parece que recentemente a Microsoft decidiu voltar atrás nessa ideia, tendo novamente ativado as macro por padrão para documentos do Excel, PowerPoint, Word, Access e Visio. Esta medida é algo estranha, tendo em conta a ideia original que o bloqueio das mesmas iria garantir mais segurança, e foi de forma geral bem recebida.

 

Ao que parece, a Microsoft decidiu voltar atrás nesta decisão derivado de feedback negativo recebido pela comunidade de utilizadores – a sua grande maioria empresas que viram as suas atividades prejudicadas com tal ação.

É importante relembrar que as macros podem não ser tanto usadas no mercado doméstico, mas para empresas fazem parte das ações do dia a dia de muitas atividades, e a sua desativação pode ter graves consequências sobre a forma como a gestão dos documentos é feita internamente.

 

Claramente ainda necessita de ser feito algum trabalho até que as macros realmente venham a ser substituídas por algo considerado mais seguro. Esta recente ação comprova exatamente isso, e é importante relembrar que uma vasta maioria de ataques são realizadas exatamente pela ativação de macros em documentos do Office.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech